De hoje a sexta-feira, biblioteca móvel terá espetáculos e oficinas, promovendo atividades culturais e artísticas
O “FLIV Itinerante – Leitores do Futuro” estaciona hoje no Telecentro Comunitário localizado na Rua Elaine Cristina Jardineti, 2735 – Conjunto Habitacional Vereador José Nunes, ao lado do Centro de Educação Municipal (CEM) Benedito Israel Duarte.
A biblioteca móvel leva atividades culturais e artísticas para a comunidade. O espetáculo “O circo”, de Álvaro Rovares, será apresentado no CEM Benedito Israel Duarte, às 9h. Também na escola haverá sarau de poesia, com Renan Inquérito, a partir das 13h30.
No Telecentro, acontece a oficina de modelagem de jornal com o artista plástico Gustavo Rapassi, a partir das 10h30, com 30 vagas. Às 15h, a atividade será de turbanismo, intermediada pelas integrantes do Coletivo Medecha, e direcionada a crianças a partir de oito anos. E a partir das 19h30, será exibido o documentário Ciclocidades, seguido de debate.
O vídeo faz uma abordagem a respeito dos problemas urbanas do ponto de vista da mobilidade. Nele é discutida a questão do tráfego de veículos que geram transtornos no dia-a-dia proporcionando uma cidade cada vez mais hostil com as pessoas, para isso, é trazido o tema da bicicleta como transporte alternativo, tanto no âmbito de tempo como também no que se refere à qualidade de vida.
Amanhã, é a vez da Creche Irmão Mariano Dias, no Bairro Palmeiras I, com Oficina Fantoche, Parada Poética, Contação de histórias Infantil/bebês, com Isabela Junqueira, Espetáculo O Circo - Álvaro Rovares e Oficina de Turbanismo, com o Coletivo Medecha.
Na sexta, a programação acontece na Praça Nozomu Abe, no bairro Cecap II, das 13h às 20h, envolvendo Oficina Modelagem com jornal, com Gustavo Rapassi, Contação de Histórias, com Cibele Sampaio, Parada Poética, com Renan Inquérito, Oficina de Fantoche, Oficina de Turbanismo - Coletivo Medecha e encerrando com a JAM comandada por Ticko B Boy. O “FLIV Itinerante – Leitores do Futuro” é uma biblioteca móvel, montada dentro de um ônibus, com acervo de mais de 1 mil livros da literatura infanto-juvenil, além de equipamentos de multimídia para sessões de cinema com filmes educativos.
A secretária de Educação, Silvia Rodolfo, destaca a importância da iniciativa. “O ônibus é lúdico e insere a criança no universo dos livros. Eles ficam motivados e estimulados à leitura, contribuindo para sua formação escolar e cidadã”, disse.
A titular da pasta da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, enfatizou que “a formação de leitores é nosso principal objetivo. Por isso, a programação de visitas do ônibus-biblioteca privilegiará locais com concentração de crianças e jovens para apresentar a palavra em suas diversas manifestações como teatro, poesia, contação de histórias”.