A atriz tem 81 anos, exibe fôlego invejável e aposentadoria está fora de cogitação
Acompanhar a performance de Glória Menezes na telinha é sempre um prazer. Não se engane, o jeito miúdo da atriz esconde uma grande força e, principalmente, um grande talento. Do alto dos seus 81 anos de idade, ela esbanja simpatia e pode se dar ao luxo de fazer o que quiser em cena. As suas personagens sempre foram e sempre serão sucesso.
Falando da carreira de Glória Menezes na televisão, foram quase quarenta novelas, algumas vezes emendando um trabalho ao outro; atualmente, a atriz está no elenco de “Totalmente Demais” interpretando Stelinha, uma mulher cheia de vida e alegria, assim como ela é na vida real. As gravações da novela praticamente emendaram com as apresentações do espetáculo “Ensina-me a Viver”, estrelado pela atriz em São Paulo.
Ao se falar em Glória Menezes, automaticamente se fala também em Tarcísio Meira. Eles foram não somente um casal famoso, mas representam um dos relacionamentos mais sérios do meio artístico. Eles sempre souberam manter a vida pessoal e sua família bem longe dos holofotes. Tarcísio e Glória estão casados desde 1963 e são pais do também ator Tarcísio Filho, sendo que Glória tem outros dois filhos, frutos de um casamento anterior.
Nascida Nilcedes Soares Magalhães, no dia 19 de outubro de 1934, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, no entanto, ainda menina, mudou-se com a família para São Paulo onde cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e depois começou a atuar no palco. No ano de 1959, Glória ganhou o prêmio Atriz Revelação num festival de teatro amador promovido pelo diretor Antunes Filho; foi o seu passaporte para o sucesso. Nesse mesmo ano, estreou na televisão na novela “Um Lugar ao Sol”, depois veio à peça “Feiticeiras de Salém” e o inesquecível filme “O Pagador de Promessas”, rodado em 1960 e ganhador da Palma de Ouro, no Festival de Cannes. Um sucesso após o outro na recém-iniciada carreira da jovem atriz.
O ano de 1963 foi especialmente marcante na vida da atriz. Ela foi convidada para atuar ao lado de Tarcísio Meira, a quem já conhecia de um trabalho anterior; eles iriam protagonizar a primeira novela diária da televisão brasileira – “25299 – Ocupado”, exibida ao vivo pela extinta TV Excelsior. O folhetim não é somente um marco na carreira de Glória, mas mudou a sua vida pessoal. Ela e Tarcísio Meira se casaram no mesmo ano.
A trajetória na Globo começou em 1967, com a novela “Sangue e Areia”, de Janete Clair, na qual ela também atuou ao lado do marido. Depois, vieram outros sucessos, alguns dignos de nota, como “Irmãos Coragem”, “Cavalo de Aço”, “O Semideus”; inesquecível também é “O Grito”, “Pai Herói”, “Rainha da Sucata”, entre outras.
Vale a pena lembrar também do seriado “Tarcísio & Glória”, na qual ela interpretou a extraterreste Ava Becker que mantinha um estranho relacionamento com o empresário Bruno Lazzarini, vivido por Tarcísio Meira.
E tem mais um sucesso, a participação da atriz nos momentos finais da novela “Joia Rara”, na qual ela apareceu careca na pele da personagem Pérola, em sua fase adulta, quando se torna monja.
Além da televisão e do teatro, Glória Menezes também tem a sua marca no cinema nacional. Depois do sucesso de “O Pagador de Promessas”, ela atuou em outros sete filmes, destacando-se “Lampião, o Rei do Cangaço”, “Independência ou Morte” e “Se Eu Fosse Você”, em 2006.
Como já dito anteriormente, dificilmente a atriz fala de sua privacidade. No entanto, ela não esconde o seu amor pela família e preza os momentos que passam juntos, na maioria das vezes isso acontece na propriedade rural mantida por Glória e Tarcísio; a fazenda fica no interior de São Paulo. Lembrando que o casal também mantém agronegócio no Estado do Pará. A maior diversão de Glória Menezes é cuidar pessoalmente de seu jardim.
Aposentadoria? Esta é uma palavra que não existe no vocabulário da veterana atriz.