E nessa segunda-feira a Record estreia a segunda temporada do maior sucesso em teledramaturgia dos últimos tempos: “Os Dez Mandamentos”. Assim como na primeira temporada, a continuação da saga de Moisés (Guilherme Winter) será escrita por Vivian de Oliveira e terá direção de Alexandre Avancini. A trama irá ao ar a partir das 20h30, horário que estava sendo exibida a reprise de “Sansão e Dalila”. Está previsto 60 capítulos para esta temporada, nos quais Moisés, ao lado do seu irmão Arão (Petrônio Gontijo) e de Josué (Sidney Sampaio) continuará levando as leis e os ensinamentos de Deus para o seu povo; paralelamente ocorrerá a história de personagens que constam na história bíblica e de outros fictícios.
Moisés passará por duras provações. Para continuar a caminhada até a Terra Prometida, o herói separa-se de Zípora (Gisele Itié) e de seus filhos. Durante longa travessia do deserto – que durará 40 anos – o líder enfrentará a insubordinação e falta de fé do povo.
No decorrer do enredo, Zípora e seus filhos juntam-se novamente a Moisés e o ajudarão na luta diária de provar que Deus é o verdadeiro Rei, enquanto que o povo insistirá em sua incredulidade. Ocorrerão momentos nos quais Moisés desanima, se revolta e chega a quebrar a tábua dos “Dez Mandamentos”. No entanto, Deus mostrará o seu poder e sua benevolência para com o seu escolhido. Deus novamente chamará Moisés para o alto do monte Sinai e reescreverá as tábuas da lei.
Moisés volta ao povo e ensina a Lei para os hebreus e os convoca a construir um Tabernáculo, segundo as instruções dadas pelo próprio Deus, para abrigar Sua presença santa. Dois homens dentre o povo são os escolhidos para a construção; o Senhor os enche com Espírito de sabedoria e os capacita, assim como inspira homens e mulheres de todo Israel para a obra que deverá ser realizada. Arão e seus filhos são separados por Deus para serem sacerdotes e líderes espirituais do povo. A partir desse momento, Arão tem sua fé fortalecida, e consegue aceitar finalmente a perda da esposa amada.
Moisés e Zípora continuam sendo um casal forte e apaixonado. Enquanto ele lida com os problemas do povo e dá as orientações para a construção do tabernáculo, ela tenta se aproximar de sua cunhada. Miriã (Larissa Maciel) tem dificuldade em aceitar a amizade de Zípora. Joquebede (Denise Del Vecchio) está sempre presente, com sua sabedoria e seu coração amoroso, cuidando de sua família. Miriã ainda tem dificuldades em demonstrar seus sentimentos a Hur (Floriano Peixoto) e acaba afastando-o. Ela terá que lidar com os ciúmes de Radina (Aisha Jambo), por quem Hur parece se encantar, e sua falta de tato nos relacionamentos amorosos até que se entenda finalmente com ele.
Após a morte de Joquebede, Miriã dará vazão aos ciúmes que sente de Zípora e a relação entre as duas ficará insustentável.
Enquanto isso, Corá (Victor Hugo) se tornará o grande vilão nesta nova fase da história. Ele perde completamente a fé em Deus, prejudicará inclusive seus familiares, mas como castigo, Corá será engolido pela terra. Este promete ser um dos momentos mais emocionantes do folhetim.
Outro fato marcante será quando Moisés entregar o seu cajado para Josué que passará a liderar o povo em sua caminhada, rumo à Canaã, a Terra Prometida.
Para a alegria da emissora, “Os Dez Mandamentos” não está fazendo sucesso apenas no Brasil. A novela já foi exportada para vários países. Na Argentina, por exemplo, a saga de Moisés estreou na última segunda-feira, dia 28 e ficou em primeiro lugar na guerra da audiência portenha. Por lá, a novela está sendo exibida pelo canal Telefe, no horário nobre, às 22h15 e está marcando uma média de 14,9 pontos.
O sucesso de “Os Dez Mandamentos” se repetiu no cinema. Foram quase 7 milhões de pessoas que compraram ingressos para conferir a versão cinematográfica da novela. Para o produtor executivo do filme, Douglas Tavolaro a grande audiência nas telonas “deve ser encarada como um incentivo a buscar outros caminhos para o cinema brasileiro”.
O longa-metragem foi adaptado para o cinema pela própria Vivian de Oliveira e também dirigido por Alexandre Avancini. Com efeitos especiais grandiosos e uma história emocionante, o filme produzido pela Record contou uma das mais famosas passagens da Bíblia
É isso aí! Que venha a segunda temporada do fenômeno “Os Dez Mandamentos”.