Orquestra Projeto Sinfônico, Coral Canto Livre, Música na Rede, NIAC e Coral de Violas se reúnem no Centro de Convenções para grande show
Estão previstas 10 apresentações, reunindo vários segmentos artísticos. A atração contará com a Orquestra Projeto Sinfônico, os Corais “Canto Livre” e “A Voz do Sertão”, alunos do Projeto “Música na Rede” e Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas (NIAC), além de solistas do Centro de Educação Municipal (CEM) Neyde Tonanni Marão.
O evento traz ao público uma amostra das atividades desenvolvidas pela Escola Municipal de Artes. “O concerto busca a interatividade entre os vários segmentos artísticos, sendo uma homenagem às mães”, contou o maestro Vilmar Sartori.
A Escola Municipal de Artes oferece cursos na área de música - violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, violão popular e percussão – e também de flauta doce, este voltado aos alunos da Rede Municipal de Ensino, em conjunto com a Secretaria da Educação.
Além disso, outras atividades culturais acontecem naquele mesmo espaço por meio de parcerias e ou convênios entre a Secretaria da Cultura e Turismo: Coral “Canto Livre”, Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas (NIAC), e Coral de Violas “A Voz do Sertão” (Centro de Folclore e Cultura de Votuporanga), além do Projeto Guri.
No total, a Escola Municipal de Artes atende semanalmente a um número aproximado de 500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Todos os cursos e atividades são oferecidos gratuitamente para toda a comunidade.
A secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, convida a todos para prestigiar os projetos municipais. “A atração é a oportunidade de reunir em um só espetáculo a variedade de gêneros e manifestações artísticas que desenvolvemos gratuitamente no município, envolvendo votuporanguenses de diferentes faixas etárias”, destaca.
Ainda no cronograma especial, no Dia das Mães, domingo (8/5), a Corporação Musical Zequinha de Abreu se apresenta na Praça João Braga (Jardim Morini). E, para encerrar, também no Dia das Mães, o grupo Raizeiros, de São José do Rio Preto, traz o show “De Volta Pro Meu Sertão” que convida o público a reviver momentos que marcaram mais de 100 anos da história da música raiz brasileira.
Projeto Guri
As apresentações em homenagem ao Dia das Mães tiveram início na quarta-feira (4/5) com apresentação do Projeto Guri, também no Centro de Convenções. Cerca de 35 alunos das turmas de cordas friccionadas e canto coral tocaram violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico.
No backstage, Diogo Ramos Medina, de seis anos, estava aguardando sua vez para subir ao palco. Diogo é aluno de canto/coral e estava encantado com o Centro de Convenções. “Já cantei na Concha Acústica, mas aqui é mais legal. Aqui tem escada, corredor para subir no palco e tem mais luz também”, disse.
A colega do menino, Nicole Barbieri, também de seis anos, estava ansiosa. “Meus pais vieram me ver”, contou.
O professor de canto/coral, Alexandre Oliveira, explicou a importância das apresentações para os alunos. “Eles ganham experiência e ficam mais soltos para falar em público. Futuramente, conseguirão ficar mais à vontade em situações diversas que dependem de desprendimento, como entrevistas de emprego”, afirmou.
A mãe coruja Cristiane Arara de Andrade, de 35 anos, não parou de filmar seu filho Igor, de 12 anos. “É um orgulho ele se apresentar. Sempre incentivei MPB, cultura em casa e valeu a pena. Hoje ele está no caminho do bem e foi um grande presente de dia das mães vê-lo tocar violino”, destacou.