Aqui em Votuporanga, o jovem Bruno Bertoldo é o primeiro dono de um carro capaz de fazer o famoso Hair Trick
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Os aficionados por equipamentos em automóvel criam competições bem loucas e inusitadas, numa delas o subwoofer (alto falante) serve para descabelar as pessoas. Aqui em Votuporanga, Bruno Bertoldo, de 26 anos, é o primeiro dono de um carro capaz de fazer o famoso Hair Trick. Nada de mágica ou ilusão de ótica, o fenômeno está ligado às ondas sonoras, onde os sons graves provocam tamanho deslocamento de ar que os objetos flutuam e o carro vibra. A modalidade foi criada nos Estados Unidos e de uns anos para cá se espalhou por todo o mundo.
O Hair Trick pode ser montado tanto em automóveis pequenos como em grandes, sendo eles de passeio ou os chamados ‘carros shows’, usados exclusivamente para eventos do segmento automotivo. O de Bruno, por exemplo, é um Fusca. “Escolhi esse carro porque é muito raro; o meu é o terceiro carro da região, se não me engano Fusca fazendo Hair Trick tem apenas mais dois no Brasil. Faz muito sucesso, as pessoas gostam muito, eu não ando com ele pela rua, só uso para participar de competições mesmo”, explicou.
Bruno começou a se interessar por campeonatos por acaso. “Eu faço cobertura de eventos esportivos, registro fotográfico e vídeos, aí comecei indo nessas competições de sons, fui criando vínculos e contatos e acabei sendo contratado pela Banda Audioparts Amplificadores, FB Áudio e 30Hz, empresas multinacionais que patrocinam esses tipos de eventos e componentes para sonorização automotiva; a partir daí resolvi montar o meu próprio carro show para também fazer parte dos campeonatos. Muitas pessoas não entendem, pensam que é só ligar o som e fazer barulho, mas tem todo um estudo e preparação, não é qualquer um que consegue deixar o som na frequência exata”, contou.
Investimento
Quem pensa que é só ter um carro, colocar um equipamento qualquer e sair por aí para competir, está muito enganado. O investimento para montar um carro com o famoso Hair Trick é bem alto, sendo o mínimo R$ 10 mil. “É um procedimento demorado também, eu estou montando o meu faz mais ou menos quatro meses e ainda não está do jeito que planejei”, comentou Bruno, que hoje é o dono da Área 51 Produções e faz, além de cobertura para eventos, projetos para pessoas que também querem montar seus carros para participar de eventos pelo Brasil.
Competições
Bruno explicou que as competições automotivas não são bem vistas em nossa região. “Existe ainda muito preconceito, porque as pessoas julgam de forma errada, pensam que é só fazer barulho; já aconteceram diversos eventos desse tipo pela região, com competidores muito famosos e do mundo inteiro; é interessante porque os que estão presentes no evento competem, mas em outra parte do mundo também está acontecendo outra competição simultaneamente, aí os finalistas de cada local disputam virtualmente, que esse seria o campeonato mundial”, disse.
Atualmente Bruno não está participando de competições com o seu carro show, apenas fazendo a cobertura dos eventos pela marca Banda Audioparts. “Agora com o Fusca já montado vou começar a participar dos eventos, o primeiro será em Planalto, nos próximos dias 21 e 22 de maio, depois vamos para Barretos no Insane Sound, nos dias 29 e 30 de Outubro, é um campeonato mundial onde vamos tentar uma boa classificação”, revelou.
A modalidade que o carro de Bruno vai competir é a chamada Street Stock. “A categoria é profissional, é uma competição de carros de ruas, carros que o banco de traz e o porta-malas têm apenas som, não tem mais nada, só a parte da frente que tem os dois bancos; quando o carro começar a tocar, o som chega numa frequência de 20hz a 25hz”, disse
O que tem no carro show do Bruno?
Energia: seis baterias estacionárias 150a, uma fonte de 150a, uma fonte de 600a, uma fonte 100a.
Módulos: uma Banda Viking 10K (subgraves), uma Banda 12.4 (agudos), duas Bandas 1200 (médios).
Subgraves: 4 x 15" subwoofers FB Áudio de 850wrms cada.
Médios: 8x SoundMaker 6", 4x 6x9 e 6" Bravox X.
Agudos: 8x D250x
Processador de áudio: Expert PX-2