Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
O mês de maio marca a comemoração do aniversário de dois anos do grupo Iaiá-Me-Sacode. Por isso, nada mais justo do que comemorar em grande estilo e com uma super apresentação na Virada Cultural Paulista, que tem início hoje em Votuporanga. O show está marcado para começar às 19h30, na Concha Acústica. De acordo com a vocalista, Zulaiê Breviglieri, a apresentação marca a nova etapa do grupo, que fará a estreia do show “Cheguei Agora”, repleto de novidades e músicas autorais.
Celebrando a cultura popular, o sexteto de sambistas votuporanguenses do Iaiá-Me-Sacode promete hoje uma apresentação com um repertório bem brasileiro. “Vamos passear pelo chorinho, samba de partido alto, samba de roda, samba enredo, samba de terreiro e baião, entre outros ritmos”, contou Zulaiê, a vocalista do grupo, que propõe um resgate das raízes culturais brasileiras, registrando a força da matriz afro-brasileira e suas relações com as demais fontes culturais que influenciaram e influenciam nossa cultura.
De acordo com Zulaiê, o show “Cheguei Agora” é resultado de um processo de dois anos de trabalho de pesquisa e vivência do samba, das tradições de terreiro e da cultura popular brasileira. “Contem canções totalmente autorais e inéditas, que fomos buscar na ginga e na mandinga, na sonoridade do ferro, do couro e da palma da mão as suas maiores fontes de inspiração”, exemplificou.
Ainda segundo ela, o trabalho vem expressar esses elementos sob a perspectiva original da Iaiá-Me-Sacode. “Somos um grupo apaixonado pelo samba, pela cultura popular e pela pluralidade rítmica das tradições de matriz africana; um grupo geograficamente distante dos grandes centros urbanos, mas que acredita na importância da diversidade cultural em todos os cantos do Estado e para todas as pessoas, sem qualquer restrição”, disse.
Então marca aí na agenda, hoje, às 19h30, o sexteto de sambistas votuporanguenses do Iaiá-Me-Sacode dá início à maratona de shows no palco da Concha Acústica, seguidos pela banda de forró Bicho de Pé. Na sequência, Filipe Catto canta seu repertório de música popular brasileira e depois será a vez do tão aguardado Teatro Mágico, marcado para às 23h59.