Numa sociedade que valoriza a estética e cultua o belo; isto vale para professor (a) também! Nosso tempo de durabilidade é curto, numa sociedade cercada de Google, Iphones e tantos outros apetrechos eletrônicos, fica uma pergunta, para que serve professor? Para brigar o tempo inteiro com o aluno, chamar sua atenção para concentração e fixação no que está fazendo. Ouvimos sempre o mesmo discurso do superior e até mesmo da sociedade; mas professor, você está ultrapassado, não sabe lidar com a criança e com o adolescente. Imagine uma aula diferente criativa. Nossos alunos não são os mesmos de antigamente, eles conseguem fazer um monte coisas ao mesmo tempo.Será?O que seria atrativo ao ponto de instigar essas crianças tão evoluídas, não demora muito vão nascer falando. Ouve-se muito discurso de filhos para os pais: “eu não pedi para nascer, te vira eu quero mordomia e tudo o que tenho direito” .
Muitos pais com medo dos filhos descambarem, fazem o que podem e o que não podem para seus filhos, a chamada troca material. Já vi muito pai ameaçando professor porque fez uma cobrança mais rígida do aluno, tem muito pai que faz o seguinte discurso,” primeiro vou ouvir o que meu filho ou minha filha e ver o que tem para falar e depois eu falo com esse professor”.Não vamos generalizar porque tem muitos pais que confiam na figura do professor e nos apóiam. Nem sempre a tática de apoiar incondicionalmente os filhos é válida. Respeitar normas e hierarquias é dever de todo bom pai e mãe. Vejo filhos cujos pais são presentes na escola, possuem e aplicam uma religiosidade, estando sempre presente na vida dos filhos. Quando isto acontece é maravilhoso.
O desempenho da criança, a busca, a valorização, tudo muda. Sei que muitos pais são frutos do abandono, do desleixo, da busca pela sobrevivência, sendo que atualmente o desânimo e as incertezas tomam conta da maioria da sociedade, não sabendo quais os rumos tomarem Assim, neste mundo extremamente materialista, a criança cresce chantageando e negociando com os pais, como a escola é um “desdobramento” do lar onde o individuo vive grande parte de sua vida, quando chegam à escola; acham que o professor deve se submeter a eles e não eles a escola, gera-se conflitos e mais conflitos. Os governantes sabedores de toda esta situação de conflito, aprenderam a trabalhar com números, a imprensa por sua vez pega sempre o lado podre e nunca buscam muitas coisas boas que acontecem no interior das escolas, por sua vez, quem acaba sendo responsabilizado? São os pobres dos professores que são malformados, o que não é verdade. Sendo a propaganda a grande arma do governo, aliás a proposta do FMI em relação ao governo atual é de privatizar o sistema de ensino no Brasil, este desmanche e deterioração da escola pública que vem acontecendo ao longo dos anos, não é à toa. Não sei a serviço de quem o nosso país está? Educação e professor não é prioridade. Não pensem os senhores, por sua vez, que as escolas particulares são primores, Não! Existe um levantamento que os filhos bem nascidos, com todo o respeito às empregadas domesticas que são as nossas rainhas e absolutas porque suas profissões são tão dignas quanto às outras, muitos professores estão sendo tratados pior do que a empregada domestica; não podemos generalizar porque sempre existem as exceções, algumas escolas têm um Padrão e seguem as normas rigorosamente, mas como tudo neste País é monetário, muitas vezes, as escolas acabam cedendo. Cultura nunca perece, mas como os valores atribuídos são distorcidos, acredita-se que novo sempre é bom, o velho tem que jogar fora porque não serve mais para nada, do ponto de vista histórico e de experiência, nossa sociedade é hipócrita e padece de Alzheimer em todos os sentidos.
Nossa cultura é a do esquecimento e do desrespeito em relação àqueles que construíram e deixaram seus legados.Quem está na educação sente bem esta questão, na flor da juventude tudo é belo e maravilhoso, declaramos amor a profissão, damos o sangue mas chega um momento da sua vida que todos os valores são pesados e analisados. Por esta razão deve-se preservar a idade de aposentadoria menor para professor em relação ao resto da sociedade porque as doenças degenerativas de acordo com a Associação e Organização mundial de saúde são muitas. Outra coisa vivemos uma neurose coletiva, se não mudar o sistema ninguém quer ser mais professor. Todas as questões elencadas acima estão relacionadas às condições de trabalho e salários que não são dos melhores!Eu, você e todos nós, já paramos para pensar? Professor tem data de validade? Qual o melhor momento de parar?