A ideia de que o Ano Novo é um momento de mudanças tem um significado muito especial e, ao mesmo tempo, emocionante e difícil para o grupo dos pais, cujos filhos se preparam para sair de casa, seja para estudar, trabalhar ou conhecer outros lugares que lhes propiciem novos horizontes para início da atividade profissional.
Apesar das inúmeras mensagens e lições de vida, que tratam do tema de que os filhos são feitos para o mundo, não há pai ou mãe que não se preocupe, diante do momento de deixar o convívio, quando os filhos partem para iniciar suas próprias vidas e seus deveres no campo profissional em todas as áreas de trabalho que compreendem esse aspecto.
As dificuldades e riscos que encontrarão não deixam de ser alvo de preocupação aos pais, porque nem sempre o sucesso coincide com a imaginação de milhares de filhos que buscam aquilo que se inspirou em suas mentes, visando os objetivos que norteiam e direcionam o caminho sonhado por cada um.
Esse impacto é natural, à vista das consequências normais que resultam do amor dos pais, porém, é chegada a hora dos filhos iniciarem uma nova etapa de vida, que certamente será inesquecível para os pais e filhos. É o momento de confiar na educação que os pais dão, enquanto convivem com seus entes queridos, baseados na própria educação e formação que herdaram dos seus antepassados.
O importante é que os jovens estejam preparados a enfrentar os desafios naturais do dia a dia da existência deles, levando-se em consideração o fato de que são eles os futuros profissionais, gestores e agentes públicos, estando nesse contexto a própria política da forma com a qual irão conduzi-la e que tenham sucesso nesta árdua missão.
São eles que irão atuar na própria sociedade em um futuro próximo e este período fora de casa é essencial, pois irão colher experiências que ampliem conhecimentos indispensáveis sobre o mundo, vivenciando outras culturas, cultivando novas amizades e relacionamentos diversos para melhor entrosamento sobre os dias atuais em que vive o Brasil e o próprio mundo.
Muitos dos pais desses filhos, milhões deles, tiveram a mesma situação, que é a desvinculação do convívio dos pais, para enfrentamento da vida, que é uma sequência natural, já que uma situação nunca permanece da forma em que nasce e as transformações em família são absolutamente normais e aceitas com naturalidade.
Temos hoje a tecnologia a nosso favor, a facilidade da informática e internet, onde os pais têm o privilégio de estarem em constante contato com os filhos, por mais que seja a distância que os separe, existe este feito, porque a evolução é implacável. Ela vem à medida em que a inteligência do homem ganha espaço e chega ao ponto em que chegou a era da informática.
A relação com os filhos também amadurece e se fortalece com as mudanças inadiáveis da vida e os momentos compartilhados se tornam mais férteis e valorizados, onde a distância pode ser superada com os recursos a que já fizemos alusão no item anterior.
Outro fato interessante traduz as surpresas que os filhos podem oferecer aos pais com o sucesso obtido nas atividades que abraçaram durante o transcorrer de luta e trabalho desenvolvidos para chegarem ao patamar de sucesso que alcançaram, portanto, nada melhor para a tranquilidade dos pais e felicidade deles.