Sabe quando você encontra uma pessoa que parece que conhece há anos? Na verdade você nunca conversou com ela, mas se abre e acaba contando detalhes da sua vida. Ou pode ocorrer o oposto, você conhece alguém e já quer fugir! Ou mesmo brigar com essa pessoa.
Na realidade, são nos primeiros segundos que a conexão ocorre. Mas como se conectar com o outro? Lembrando que os estudiosos dizem que mais de 80% do sucesso vem das relações pessoais.
Nicolas Boothman, autor de best-sellers sobre o comportamento humano e consultor para empresas que querem assertividade em comunicação, nos traz em seus livros dicas incríveis para nos relacionarmos bem, estabelecendo uma conexão imediata. Ele diz que a sua maior escola foi na época em que era fotógrafo e conseguia extrair o melhor de cada um que passava por suas lentes. Vamos explorar algumas de suas dicas?
O olhar: você quer se dar bem com as pessoas? Então olhe direto para seus olhos. O primeiro vínculo é o olhar. Por isso é tão importante a negociação “cara a cara”. Aqui vale lembrar aquele velho ditado popular: “Os olhos são as janelas da alma”.
O sorriso: sorria, sorria sempre. Já reparou que quando você sorri, as pessoas lhe devolvem na mesma moeda? Chieko Aoki, conhecida como a “dama da hotelaria”, fundadora e presidente da rede brasileira Blue Tree Hotel, diz que nosso maior ativo é o sorriso.
Use a imaginação: ao falar com as pessoas, seja claro no que diz, de forma que o outro entenda a sua mensagem. Saiba criar no outro uma imagem do que você quer, com detalhes. Faça o outro querer te ouvir.
Tenha uma imagem pessoal saudável. As pessoas gostam de estar ao lado de pessoas fortes, alegres e que passam confiança.
Disponha de uma postura aberta. Conecte-se de coração a coração. Não julgue.
Sintonize na mesma vibração do outro. Se a pessoa fala rápido, fale também. Tente equilibrar o seu jeito com o dela, para que estejam na mesma “vibe”, como dizem os jovens. As pessoas adoram falar com pessoas como elas.
Fale sempre de forma positiva. Nosso cérebro não entende o negativo. Por exemplo: não pense em um jacaré rosa! O que aconteceu? Com certeza você pensou. A melhor forma de nos comunicarmos é sempre pelo positivo. Ao invés de dizer “não teremos problemas”, diga, “vai dar tudo certo”.
Mas por que é tão importante esse contato inicial e essa boa impressão? Comece a analisar as pessoas que você gosta e suas atitudes. Se você gosta, tudo que a pessoa faz parece bom, se não gosta, tudo é errado. Logo, tudo depende de como as pessoas veem suas atitudes. Portanto é excelente causar um bom efeito.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Faça um exercício diário, olhe a cor dos olhos de todas as pessoas que passarem por você e sorria! Ande com a postura ereta e sempre esteja aberto às pessoas.
Como na frase de Francis Xavier Muldoon, em um dos livros de Boothman “As primeiras impressões ditam o tom para o sucesso mais do que classe social, credenciais, educação ou quanto você paga pelo seu almoço”. Portanto, conecte-se, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +