O climatério é uma fase natural da vida feminina na qual ocorre a transição do período reprodutivo ao não-reprodutivo. O Ministério da Saúde estabelece o limite etário para o climatério entre 40 e 65 anos de idade. As primeiras manifestações clínicas ocorrem na perimenopausa, período que se inicia antes da menopausa. Muitas mulheres passam por esse período sem queixas ou necessidade de medicamentos.
Suas principais características são as transformações físicas e emocionais decorrentes do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos pelos ovários. Esse fato predispõe as mulheres a uma variedade de sintomas que podem incluir ondas de calor que surgem inesperadamente no tórax, pescoço e face, muitas vezes acompanhadas de rubor no rosto e sudorese; alterações sexuais como a diminuição da libido e secura vaginal, resultando em dor nas relações; irregularidade do ciclo menstrual; manifestações psíquicas como ansiedade, irritabilidade e depressão; afinamento e secura da pele, podendo também resultar na contribuição à osteoporose.
Os sintomas do climatério podem ser aliviados por um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, implementação de medidas antitabagistas, exercícios regulares e lazer, visto que os sintomas do climatério são fortemente influenciados pelo nível de estresse.
O tratamento hormonal é ainda a escolha mais eficaz para o tratamento das manifestações clínicas, principalmente das ondas de calor. Para mulheres em que a conduta é contraindicada ou para aquelas que não desejam o tratamento hormonal há alternativas como os medicamentos não hormonais e outras formas de terapia não medicamentosa, como por exemplo a acupuntura.