Ouvimos tantas notícias falsas, vídeos editados, absurdos que são propagados pelas redes sociais. Crianças falando frases prontas como adultos. Por que isso? Essa semana vi vários compartilhamentos da fala de um historiador e comentarista de TV sendo divulgada como se ele fosse um capitão do exército! Isso mesmo! Alguém posta uma invenção e o povo compartilha sem confirmar a veracidade dos fatos. O que compartilhamos com os nossos semelhantes? A intolerância? O propagar de uma mentira? O que falamos para as crianças e jovens?
Como está nossa consciência como cidadãos?
Somos seres que não nascemos prontos, somos moldados através do aprendizado. Nos reinventamos todos os dias a partir do que vivemos. Não somos como os peixes que nascem e já sabem nadar!
Precisamos ser exemplos. Cobramos tanto do jovem, mas o que ensinamos para eles? Que exemplo somos? Isso, em todos os momentos da nossa vida, se quisermos falar de algo, primeiro precisamos viver aquilo.
Conta uma história, que uma mulher pediu para que o sábio falasse ao seu filho para não comer mais açúcar. Ele pensou um pouco e disse para voltarem em quinze dias. Ela sem entender, vai embora, e volta no prazo estipulado. O sábio então, olha com carinho e seriedade para o garoto e diz: não coma açúcar! A mãe agradece e pergunta: por que você não disse isso naquele dia? E o sábio responde: porque naquele dia eu ainda comia açúcar.
Somos copiados a todos os momentos. Imagina o que acontece quando estamos com alguma criança?
Segundo o neuropsiquiatra Boris Cyrulnik, no livro De Corpo e alma: “É de fato o meio que modela a massa cerebral e dá forma ao que, sem ele, não passaria de um ajuntamento informe. É sobre o efeito das interações precoces que o cérebro adquire um modo sensível ao mundo e um modo de reagir a ele”.
Vamos ser honestos, cobramos tanto dos nossos filhos, mas será que dezoito anos são suficientes para a maturidade? Alguns especialistas dizem que o cérebro amadurece por volta dos vinte e cinco anos.
É necessário inicialmente nossa autoconstrução. Nos enganamos a todo o momento. Não adianta falar de honestidade se não a vivemos. É o que fazemos que traduz quem somos.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Faça um exercício diário, observe o que compartilha com o mundo. Desde a nossa fala até o que expomos nas redes sociais.
Seja um bom exemplo, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +