Sabe quando alguém chega para nos contar algo e nós logo despejamos nosso exemplo de vida, ou damos rapidamente nossa solução? Nossa solução, porque ela parte do nosso ponto de vista, da nossa experiência, da nossa evolução. Inconsciente nos achamos donos da verdade e temos a “nossa” solução para tudo - faça assim, vá para tal lugar, use isso, se arrume assim...e a nossa lista de palpites e conselhos é longa. Não é por maldade, é por nossa ânsia de ajudar, de resolver.
Se quisermos realmente ajudar o outro, é necessário ter empatia, é necessário compreender primeiramente o outro. Podemos dizer que hoje a comunicação se efetiva somente à partir desse entendimento do outro, só assim chegamos até o outro e deixamos que ele chegue até nós.
“Procure primeiro compreender, depois ser compreendido”. Essa é a chave que abre a porta para os nossos relacionamentos, para os nossos negócios, para o nosso bem estar, e é o quinto hábito do livro “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” de Stephen R. Covey.
Quando nos referimos à compreensão do outro, é preciso nos livrar nos julgamentos, só ouvir atentamente, abrir o coração e conseguir expandir para a visão do outro. Colocar os sapatos do outro e caminhar por sua história. Não precisamos concordar com o que a pessoa diz, apenas ouvi-la e tentar nos vestir da sua situação, compreendendo, se envolvendo.
Todos nós humanos necessitamos de atenção, de sermos ouvidos. Só nos sentimos à vontade ao lado de alguém que nos passa confiança e nos compreende, independente de ter ou não a mesma opinião que a nossa.
Imagine um vendedor que só oferece o produto que ele gosta, que usa, sem compreender a necessidade do seu cliente. Bom vendedor é aquele que primeiro escuta, sente e investiga sobre a real necessidade do comprador, ele assim vende a solução para um problema e, quem compra, com certeza sairá satisfeito. Se acaso enxergar que nenhum dos seus produtos serve, é sincero em dizer. Isso sim é ser eficaz, é ser autêntico, é compreender o outro. Hoje nenhum negócio de sucesso é criado para o cliente e sim criado com o cliente.
Escutar atentamente o outro pode nos livrar de inconvenientes e também resolver muitos de nossos problemas, a começar na nossa casa. Será que estamos ouvindo nossos cônjuges, nossos filhos? Ou será que quando conversamos soltamos as nossas verdades e nossas sugestões, ou ainda, dissertamos sobre nossa história? Cuidado! Vista-se do sapato do outro, entenda suas dores. O que é verdade para você pode não ser para o outro.
No livro, Covey apresenta quatro passos para a “escuta empática”. Primeiro repita o que o outro disse, isso vai fazer ele ouvir o que disse. Isso sem interpretar, julgar ou palpitar, é somente a repetição. Reestruture o conteúdo do que a pessoa lhe contou. Diga novamente o mesmo conteúdo de outra forma.Use o seu lado direito do cérebro e tente expressar a emoção que lhe foi transmitida, dando atenção o que a pessoa está sentindo e por último junte o que ele disse com a parte emocional. Você então demonstra desejo sincero de entender o outro e assim os corações se conectam e a comunicação flui.
Lembrando aqui que nenhuma técnica vale se você não estiver aberto a essa compreensão a esse desejo.
Esse hábito lhe abrirá a mente para as relações onde o ganha/ganha prevalece, lhe faz melhor, nasce de dentro para fora.
Ser empático e construir esse hábito de compreender primeiro é a base dos nossos relacionamentos. Roman Krznaric, escritor australiano e um dos idealizadores do museu da empatia, diz no seu livro que a “empatia é um antídoto” que pode ser responsável por grandes mudanças sociais.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Dedique um tempo às pessoas do seu convívio familiar, do seu lar. Escute-as com total atenção e abertura, não palpite, apenas ouça. Seja empático. Transmita segurança para que elas se abram, sejam sinceras, confiem em ti. Se coloque no lugar do outro. Conversas como estas podem solucionar muitos problemas, podem iniciar uma comunicação mais efetiva entre vocês.
Compreender para ser compreendido, esse é nosso desafio.
Procure ouvir a opinião do outro no seu trabalho, e em todas as áreas da sua vida, abuse da empatia, se abra, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +