Roger Alves – Personal Trainer – CREF 124251 G/SP
*Roger Alves
A necessidade de defesa é antes de tudo um instinto que acompanha a humanidade desde a pré-história. Em uma época onde a possibilidade de um ataque de predadores ou mesmo de tribos rivais era constante, a utilização do próprio corpo como arma tornou-se fundamental, e o aperfeiçoamento de técnicas de combate ao longo do séculos e milênios, junto com a introdução de questões filosóficas e religiosas fez surgir o que conhecemos como artes marciais.
Hoje em dia, as artes marciais, decorrentes de várias partes do mundo, com influência da cultura de povos diferentes, transformaram-se em desporto, perdendo seu sentindo de guerra e ganhando competições organizadas. Nesse contexto, passamos a nos referir a essas práticas como lutas, no sentindo de formas de combate com regras.
Os inúmeros praticantes de lutas buscam essas atividades, tanto pelos valores de disciplina e respeito, mas também por sua capacidade de condicionamento físico, já que a intensidade dos treinamentos e o uso de inúmeras capacidades físicas faz das lutas um esporte completo.
As lutas são esportes dinâmicos, uma excelente saída para quem não gosta da rotina das academias e busca uma atividade física, porem um dos grandes atrativos é a queima calórica. Modalidades como caratê, boxe, muay-thai, jiu-jitsu e taekwondo podem queimar 10 calorias por minuto em média, dependo da intensidade dos treinos, o que ao final de uma hora pode facilmente atingir 600 calorias. Isso acontece pela demanda energética que se faz necessária para realizar movimentos rápidos, com grande explosão, recrutando grandes grupos musculares ao mesmo tempo, dando ênfase na contração de abdômen, sem sombra de dúvida um dos grupos musculares mais utilizados e que consequentemente torna-se mais fortalecidos. Somando tudo isso, há trabalhos de força e resistência aeróbica, em uma mesma modalidade. E se não bastasse, ainda temos trabalhos específicos de alongamento.
Os treinamentos exigem do aluno sentidos aguçados, tendo este que estar atento a tudo, levando-o a melhora da coordenação motora, agilidade e poder de concentração. Além dos benefícios físicos, as lutas proporcionam um autoconhecimento e um aumento da autoestima.
É possível ver resultados em um tempo relativamente curto, em torno de 2 a 3 meses, com a prática pelo menos duas vezes por semana. Lutas também são uma excelente escolha para as crianças, tantos pelos inúmeros benefícios já citados, como pelo convívio social, e afirmação de valores e limites, além do contexto competitivo, onde a criança aprende a conviver com os extremos de perder e ganhar, ajudando em sua vida adulta.
Em meio a tantos pontos positivos, vale algumas ressalvas. As lutas são esportes de impacto, com torções, imobilizações e golpes como chutes e socos, portanto, pessoas que vem de lesões ou cirurgias devem ter liberação médica e se for necessário, complementar a prática das modalidades com fortalecimentos musculares em clínicas de fisioterapia ou mesmo em academias de musculação, sempre com o devido acompanhamento de um profissional capacitado.
Procure uma academia e comece seus treinos. Desafie-se e vença a si mesmo a cada treino!
*Roger Alves – Personal Trainer – CREF 124251 G/SP