*Roger Alves – Personal Trainer – CREF 124251 G/SP
*Roger Alves
Toda vez expressamos o desejo de perder peso, de melhorar nossa saúde, nosso condicionamento físico, é muito comum ouvirmos de pessoas ao nosso redor a necessidade de praticar atividade física, o que sem duvida é um fator fundamental nessa mudança de vida. Porém, essa indicação abre espaço para uma dúvida: qual atividade aderir em meio a tantas possibilidades que o mercado do fitness oferece hoje?
A partir dessa dúvida, vamos falar sobre duas grandes tendências no mundo do fitness, a musculação e o crossfit; para isso devemos primeiramente entendo os conceitos:
O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico, que tem por base os movimentos funcionais, que devem ser feitos em alta intensidade, e tem variação constante. Tais movimentos podem ser divididos em Levantamento Olímpico, Ginastica Olímpica, e Resistencia Cardiorrespiratória (Aeróbico). O método faz parte da preparação física de atletas de outras modalidades. Além de proporcionar melhoras fisiológicas e mudanças no condicionamento físico geral do praticante, o método é destaque por ser feito em grupo, onde a filosofia prega a união, a superação e um estilo de vida que busque o mesmo fora do box. O crossfit, que também é denominado como o esporte do fitness, tem seu lado competitivo, que atrai alunos novos e motiva os já praticantes a treinarem mais, buscando o nível atlético.
A musculação, também conhecida como a mãe de todos os esportes, não é uma modalidade esportiva, e, sim, uma forma de treinamento físico, onde além do trabalho com pesos livre, temos o uso de aparelhos de musculação. Por sua vez, a atividade também é vista como um estilo de vida, onde a disciplina na dieta e na organização dos treinos exige dos praticantes uma vida regrada e planejada. Os exercícios com peso compõem a base de treinamento do culturismo (musculação de competição) e dos levantamentos de peso (básico e olímpico), além de servir como base para preparação de atletas de diversas outras modalidades. Devido às suas qualidades, a musculação passou a ocupar lugar de destaque nas academias onde o objetivo é a preparação física, independente do objetivo atlético. Além de proporcionar o aumento de massa muscular, os exercícios com peso estimulam a redução de gordura e o aumento de massa óssea, levando a mudanças extremamente favoráveis na composição corporal. A modalidade é conhecida por ser mais individual, onde cada aluno treina de acordo com seu ritmo, com seu nível de treinamento, o que não tira da musculação sua intensidade.
Independente de qual sua escolha, ambos são excelentes propostas para fazer você sair do sedentarismo e buscar uma vida nova, sendo possível até mesclar as duas atividades, desde que você tenha a devida orientação de um profissional de educação física, na hora de organizar seus treinos.
Nesse contexto, percebemos que ambos os métodos de treinamento oferecem abordagens diferentes, com suas características próprias, onde cada um tem pode optar de acordo com suas preferências. O que deve ficar claro para o leitor é que ambas são propostas de condicionamento, são caminhos diferentes que chegam no mesmo lugar, ambos são métodos que fazem parte da ampla gama de vertentes da educação física, são ferramentas que no fundo partem do princípio básico que chamamos de treinamento, onde cada exercício, cada série, bi-set, cada W.o.d. está diretamente ligado a movimentos que são de propriedade da educação física, e cabe a cada educador físico, assim como eu que escrevo este artigo, orientar cada aluno, dentro dos princípios éticos da profissão, sobre os benefícios que a prática de qualquer modalidade pode trazer e sempre proporcionar a devida correção, uma vez que qualquer atividade física pode trazer malefícios, quando não orientada corretamente, seja ela a musculação ou crossfit. Espero que acima de tudo você vivencie o prazer de exercitar-se e busque o melhor de você!
*Roger Alves – Personal Trainer – CREF 124251 G/SP