Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Ao realizar um planejamento, mesmo que simplificado, as chances de alcançar o objetivo são muito mais efetivas. Os sonhos de uma viagem, a compra de um carro novo ou uma casa, muitas vezes fica adiado por anos devido ao planejamento não ser realizado de forma correta e os acontecimentos do cotidiano acabarem postergando a conquista do objetivo – principalmente se não foi passado para o papel.
O ano passa e no final você se dá conta que metade do que planejou (pensou) não foi realizado e muitas vezes nem chega a sair do pensamento. Esse é o famoso “tinha que…”, perdido em um mar de ideias e possibilidades.
O que muitas pessoas imaginam é que o planejamento pode ser realizado apenas de cabeça e que isto basta para conquistar seus objetivos e metas. Pode até ser que consiga, mas acontece que se os objetivos estão bem planejados, e de forma adequada, você pode realizar um plano de ação e o seguinte pode acontecer: obter resultados muito mais rápidos, melhoria da realização, elimina stress desnecessário, ajuda na organização do tempo e no
Já no ambiente profissional, seja como funcionário, autônomo, empresário, gestor, líder ou empreendedor de alguma forma, realizar um bom planejamento pode proporcionar resultados extraordinários.
O que é planejamento?
Planejamento é o ato de estabelecer o estado atual, definir o objetivo e meta, realizar uma análise da situação atual e seus influenciadores, traçar um plano de ação, fazer as verificações e ajustes necessários e continuar o ciclo.
Nos negócios, quando realizado um planejamento estratégico, esse é compartilhado com a equipe e os demais envolvidos, solicitando apoio para que seja concretizado. É estabelecido um plano de ação, colocado em prática e feitas as reavaliações do processo periodicamente, assim o sucesso será conquistado e muitas vezes superado.
O planejamento estratégico define os rumos do negócio, analisa os ambientes (mercado) e deve ter sintonia com a realidade. Define o seu ponto de partida e qual a sua missão e onde deseja estar nos próximos 5 anos. Hoje muitos planejamentos são realizados com prazo de 2 a 3 anos, devido a velocidade que as mudanças acontecem.
Após traçar a estratégia, com mais clareza, após a análise do ambiente, fica mais fácil tomar decisões e definir os rumos que devem ser tomados, ampliando a visão do negócio e possibilitando mais sucesso.
O que fazer com o planejamento?
Agora, de nada adianta fazer um belo planejamento e não olhar para ele sempre que possível. Deixar o planejamento a mão e principalmente suas datas-marco bem destacadas para que comemore cada conquista e não se esqueça de realizar.
Planejamento sem ação não tem nenhum valor!
Se o seu negócio possibilita, divida o planejamento estratégico em planejamento tático (divida por departamentos) e planejamento operacional (detalhe o “como fazer”).
Caso não seja um grande negócio e não tenha prática com planejamentos, após definir o planejamento estratégico (ou geral), elabore um plano de ação mais detalhado, com desdobramento dos objetivos, assim ficará muito mais simples e fácil de realizar. O ideal é que desdobre até ser possível visualizar pequenas tarefas diárias.