Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Seja bem-vindo ao nosso espaço InspireAção. Terceiro sábado do ano e vamos falar de relacionamentos amorosos, especialmente do casamento. Isso nos ajudará a construir o nosso propósito: um mundo melhor por pessoas melhores.
Quantas vezes você já ouviu: Casamento com os anos só piora! Casamento é uma prisão! Entre tantas outras falas? Aliás, lembrei-me de uma conversa com um cirurgião que tirou um dos meus dentes. Ele havia se casado há pouco tempo e conversávamos sobre isso. Comentei que era necessário paciência nos primeiros anos, pois eram de adaptação, e que, com o tempo, tudo melhoraria. Ele falou que as pessoas diziam para ele aproveitar agora, que depois, só ia piorar! E com um olhar assustado, relatou que eu era a primeira pessoa a dizer que casamento melhorava com o tempo.
Você que é casado, me responda: piora ou melhora? Depende? Vamos refletir juntos?
Trago alguns pontos que podem aprimorar o seu casamento, que eu tenho validado na prática, com casais que vivem bem, e nos estudos profundos que venho fazendo sobre o assunto.
1º ponto: verdade. Não existe casamento com segredos.
2º ponto: alinhamento. Devemos alinhar expectativas em todas as áreas. O que queremos na nossa casa, com nossos filhos, com nossas carreiras? Todos os dias temos que alinhar o que esperamos, sem expectativas e respeitando o outro, pois vemos a vida de lentes diferentes. Eu sempre pergunto para o meu marido: o que você espera de mim hoje?
O óbvio para você não é para o outro. Às vezes é preciso “desenhar” para o outro entender. Tem pessoas que destroem o casamento, acreditando que o outro tem bola de cristal!
Ele não tem, oka? E você também não!
Por exemplo, se você ama sair e o seu cônjuge não, alinhe, cada um cede um pouco…
Você terá que abrir mão de algumas coisas e se colocar no mundo do outro. Claro que, sem abrir mão da sua identidade e sempre com respeito ao outro.
3º ponto: planejamento - construir um projeto de vida.
O que faremos? Como faremos? Por que faremos? Os dois devem adaptar os seus sonhos individuais ao sonho do casal, da família.
4º ponto: união da vida financeira. Ao casar, você deixa de ser solteiro, então, não é “isso é meu, isso é seu”, agora, tudo é nosso!
5º ponto: comunicação. Parar de cobrar do outro e falar, explicar, comunicar-se.
6º ponto: humildade. Com ela, é possível se abrir, perdoar, aprender e se permitir fazer novas escolhas.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Reflita sobre esses seis pontos e questione-se:
- O que faz sentido e pode ser aplicado na sua vida?
- Você está comprometido com a sua vida de casal? De 0 a 100%, quanto?
Perceba o que você pode fazer do seu lugar para trocar com o outro e crescerem juntos.
Fácil? Claro que não! Desafiador! Desafie-se e confie no processo!
Seja fiel ao compromisso de ser um casal, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +