Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Descubra a sua vocação
A escolha de uma carreira tem tudo a ver com personalidade, isto é, quando a pessoa trabalha naquilo que gosta e usa suas habilidades natas para desempenhar o ofício, a qualidade de vida no trabalho é garantida. Mas você deve estar se perguntando: como tomar uma decisão acertada mesmo em um momento de incertezas, por exemplo, quando escolhemos a profissão ainda muito jovens e até imaturos?
A resposta é simples: autoconhecimento. Conhecer-se a fundo é imprescindível para escolher uma profissão que tenha a ver com a sua personalidade. É preciso analisar seu próprio comportamento, descobrir quais são suas habilidades profissionais e estabelecer metas realistas para o seu futuro, a fim de traçar os próximos passos com clareza e convicção.
Reflita sobre suas escolhas
Uma boa maneira de saber se está no caminho certo é refletir se você está feliz no seu momento atual. Caso não esteja, não tenha medo de mudar seus planos e ir em busca daquilo que faça bem de verdade. Descobrir sua vocação profissional passa por esse caminho. Até porque se o curso escolhido trouxe aquela sensação de bem-estar para começar com o pé direito, é sinal de que você tem vocação para a coisa.
Pense também naquilo em que você sempre sonhou trabalhar quando era criança e reflita sobre as matérias e conteúdos de que mais gostava no colégio. Esses elementos oferecem pistas valiosas para planejar seu futuro.
Respeite seus próprios limites
A busca pela realização no trabalho deve ser algo natural e não uma corrida por status. Quando o funcionário não respeita seus próprios limites e quer se destacar a qualquer custo, pode acabar passando por cima dos colegas ou comprometendo o resultado do seu próprio trabalho só para mostrar que “terminou primeiro”. Portanto, qualquer que seja o meio corporativo em que você se inserir, nunca se esqueça de que qualidade é mais importante do que quantidade.
Não se acomode na função
Ok, você não precisa se estafar para sair sempre na frente, mas também não dá para ficar acomodado em uma zona de conforto. É preciso encarar os desafios que surgem de repente e não ter medo de arriscar. Afinal, se os resultados forem positivos e superarem as expectativas, isso já terá sido um grande salto em busca do seu reconhecimento profissional, simbolizando o quanto você é capaz de se destacar.
Por outro lado, se as coisas não saírem conforme planejado, não desanime. Encare os erros como oportunidades para aprender algo novo e dar o seu melhor em outra situação. Mesmo porque a realização profissional não vem assim de uma hora para a outra. Ela é construída dia após dia, entre erros, acertos e muita disposição!