Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Arquivo Pessoal/ A Cidade)
Olá, querido(a) leitor(a)! Início de mês é sempre uma ótima chance de reorganizar a vida e começar o mês de uma forma diferente. É confortável para o nosso cérebro viver ciclos e, por isso, temos essa sensação de renovação a cada começo de mês! Ainda estamos no segundo mês do ano: apesar de passar rápido, ainda há tempo de reorganizar a vida e fazer de 2023 sua virada financeira! Para que você não perca mais tempo, hoje vamos falar como você pode começar agora mesmo!
É biológico: nosso cérebro automatiza o máximo de comportamentos que ele puder, afinal, seu principal objetivo é gastar menos energia. Isso é maravilhoso quando o assunto é nossa respiração, nossos batimentos cardíacos, etc., mas é péssimo quando estamos falando de dinheiro. O nosso cérebro automatiza o consumo! Quando você percebe, já comprou o que não deveria. E qual o problema disso? Sempre falta dinheiro para fazer o que é importante para você, isso sem mencionar as dívidas que nascem desse ciclo e todas as suas consequências.
Então, como sair do automático? O primeiro ponto é questionar seus hábitos de consumo: quando você começa a semana, você já estipula quais serão as compras e o valor máximo que poderá ser gasto com cada categoria. Você já inicia a segunda-feira sabendo quanto pode gastar com: supermercado, farmácia, padaria, combustível, fast food, cafezinho, etc. Os maiores ralos por onde nosso dinheiro escoa costumam ser essas despesas do dia a dia, em que apenas “passamos” e consumimos. Você tem ideia do quanto poderia economizar se olhasse com mais cuidado para esses gastos da rotina? Sem dúvida, o dinheiro que falta no final do mês está escoando por um desses ralos.
Outro ponto importante para sairmos do automático é ter objetivos e metas bem estipulados: nosso cérebro funciona por meio de recompensas, e é importante saber o que você quer realizar. Somos, diariamente, bombardeados por publicidade e anúncios de compras. Na maioria das vezes, acabamos comprando o que nem precisamos, só porque nosso influencer preferido indicou. Isso sem contar as promoções e a infinidade de gatilhos que nos trazem a urgência. Quando isso tudo acontece, saber exatamente porque você não vai comprar é muito importante: é esse objetivo que vai te ajudar a tomar melhores decisões e resistir diante das tentações.
Portanto, esse é o desafio: comece a sua semana com metas bem estabelecidas sobre quanto vai gastar em cada categoria da sua vida e isso não serve apenas para o dinheiro: se você quer ser mais produtivo, por exemplo, estipule suas entregas e estudos da semana. Se quer ser mais saudável, estipule quantas vezes e em quais dias vai fazer atividade física, cuidar melhor da alimentação, etc.
Quem paga o preço da desorganização e dos gastos no automático é você: isso está escondido nos sonhos que você não realiza, nas dívidas que nunca terminam, na qualidade de vida que você perde, nas oportunidades diárias! Não dependa apenas de motivação e disciplina: somos humanos e falhamos o tempo todo. Organize-se para vencer a si mesmo, todos os dias! Tenha uma excelente semana!