Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Caro leitor, é um prazer poder te encontrar aqui mais uma vez.
Continuamos a nossa jornada de conhecimento sobre o Eneagrama, ferramenta fabulosa com o objetivo de tornar as pessoas mais humanas, conscientes, comprometidas com suas missões e, portanto, melhores. Hoje, conheceremos o líder analítico.
O líder analítico, que também recebe outros nomes de vários autores como observador, reservado, especialista etc., é o líder tipo cinco, de acordo com o Eneagrama.
Em sua personalidade, ele crê que precisa de cada vez mais de informações, dados, conhecimento e estudo. Ele vê o mundo com a lente da “economia”. Apegado aos seus recursos, ele quer controlar e organizar para que não falte. Por acreditar que precisa economizar, essa necessidade se torna uma emoção viciada, a avareza. No Eneagrama, chamamos isso de paixão do tipo, o que o tirará do eixo.
O líder analítico faz parte das pessoas que gostam de estar sozinhas e precisam desse tempo para se recarregarem. Dessa forma, às vezes é incompreendido pelos outros, pois eles não entendem essa necessidade de isolamento e de privacidade.
E por falar em isolamento social, esse é o seu mecanismo de defesa, o que faz com que ele crie um mundo só dele com ele mesmo, permitindo, então, que ele fuja de interação e de conexões afetivas, o que colabora para o seu lado racional nas decisões.
Quando o tipo cinco começa um trabalho de autoconhecimento, consegue reconhecer os momentos em que usa a lente da “economia” e, então, em seu processo de evolução, passa a usar a lente da “abundância”, onde enxerga que não precisa guardar todos os recursos para si, mas que são abundantes, que podem ser usados e compartilhados. Dessa forma, ele pode se conectar.
Pessoas com esse perfil analítico são líderes que investigam, são conhecedores e sabem como ensinar ao outro. Formam times que trabalham com metas, com autonomia e sem desperdício de tempo. Gostam de ambientes onde possam trabalhar com previsibilidade e liberdade. Quando estão no comando de qualquer projeto, definem muito bem todas as funções, para que tudo siga segundo o roteiro previsto. Extremamente racionais, levam a liderança de forma planejada, organizada e eficiente.
Seus feedbacks são sempre lógicos. Por serem autossuficientes, têm a tendência de acharem que todos também são. Podem dar feedbacks com pouca frequência e sem envolvimento emocional.
O líder analítico quanto mais consciente, mais consegue manter a calma, a clareza na resolução de problemas e viver de forma a ajudar os outros: ensinando e compartilhando tudo que sabe. Uma boa figura que cabe como exemplo aqui é o Bill Gates.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Anote as características que você enxerga em si do tipo cinco e pergunte-se: por que faço o que faço? Essa deve ser a nossa reflexão diária.
Perceba-se, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores e um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +
Para você conhecer um pouco mais sobre os outros tipos de liderança, acesse o nosso site. Lá, você também pode fazer o teste inicial para ter o seus três possíveis tipos.
Acesse o site: http://www.inspireacao.com/site/testepersonalidade.php