Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Série Eneagrama - Episódio V
Caro leitor, que bom ter você aqui novamente nesta semana. Continuamos a jornada de conhecimento sobre o Eneagrama, ferramenta fabulosa com o objetivo de tornar as pessoas mais humanas, conscientes, comprometidas com suas missões e, portanto, melhores. Hoje, falaremos do líder intenso.
O líder intenso, entre tantas denominações de vários autores, como criativo, romântico, original etc, é o líder tipo quatro, segundo o Eneagrama.
Na personalidade, ele crê que algo falta e que precisa buscar algo fora que seja especial e diferente.
Ele vê o mundo com a lente da “melancolia”, o que, às vezes, traz uma sensação de tristeza e de vazio. Ele acredita que o outro tem o que ele precisa, o que se torna uma emoção viciada, a inveja. No Eneagrama, chamamos isso de paixão do tipo, o que o tirará do eixo.
São pessoas muito intensas e se entregam tanto às tristezas como às alegrias, vivendo de forma exagerada esses sentimentos. Desta forma, sua vida e como se fosse uma montanha russa, de altos e baixos.
A introjeção é o seu mecanismo de defesa, o que faz com que ele traga para si a melancolia, a sentimento de falta e viva isso no seu interior com profundidade.
Quando começa um trabalho de se autoconhecer, consegue reconhecer os momentos em que usa a lente da “melancolia” e, então, passa a usar a lente da “equanimidade”, onde se vê com todo o seu valor, a sua beleza e a sua conexão com a sua verdade, se sente completo.
Pessoas com esse perfil são líderes criativos e originais, que trazem a beleza e a inovação para os seus produtos. Formam times que trabalham com essência e requinte, trazendo diferenciação ao seu trabalho.
Gostam de ambientes agradáveis onde sejam reconhecidos e possam expressar as suas emoções. Quando estão no comando de qualquer projeto, envolvem todos, com seu poder de fazer as coisas acontecerem com qualidade, numa causa maior.
Extremamente intuitivos e empáticos, conseguem engajar todos ao seu redor.
Seus feedbacks são sempre baseados em suas emoções, portanto, devem ficar atentos para não envolverem sentimentos pessoais. Seu medo de magoar o outro pode lhes causar desconforto ao darem feedbacks negativos.
Quanto mais conscientes, mais conseguem ter equilíbrio emocional, dar o melhor de si com calma e se conectar com o outro.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Anote as características que você enxerga em si e pergunte-se: por que faço o que faço? Essa deve ser a nossa reflexão diária.
Perceba-se, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores e um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +
Se você quiser fazer o teste inicial para ter os seus três possíveis tipos, acesse:
http://www.inspireacao.com/site/testepersonalidade.php