Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
A Gestão por Processos pode ser definida como um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.
A cultura da empresa que utiliza a gestão por processos é focada no cliente, através de prática padronizadas e articuladas com todos setores da organização, com indicadores claros de produtividade e um olhar mais atento à gestão de pessoas. Para entendermos a metodologia dos processos de negócio, é necessário fazer uma linha de evolução do tema, abaixo sugerida:
Na década de 50, após a segunda guerra mundial, os japoneses precisavam reerguer o país destruído. O foco então era a qualidade total dos produtos, isto é, fazer o certo e da melhor maneira possível, evitando prejuízos e estabelecendo uma cultura de atenção especial ao cliente.
Posteriormente, o biólogo Ludwig von Bertalanffy fundamenta sua tese da Teoria dos Sistemas, onde tudo está interligado. O exemplo clássico desta teoria é o corpo humano que possui várias ligações internas. No mundo empresarial, este pensamento trouxe a reflexão de que os departamentos/setores são intrínsecos e que necessitam do gerenciamento contínuo e interdependência departamental.
Por último, com os país e pessoas mais interligados com a globalização, surgiu a necessidade de softwares capazes de controlar as informações de uma organização.
Para compreender a implantação da gestão por processos em uma organização, é necessário conhecer as seguintes etapas:
1. Crie uma cultura de mudança na empresa;
2. Forme uma equipe responsável pela implantação da gestão por processos;
3. Identifique os principais gargalos e/ou problemas organizacionais;
4. Faça um mapeamento dos processos de negócio críticos;
5. Modele os processos de negócio;
6. Comunique aos funcionários os novos processos;
7. Treine toda a empresa na nova metodologia;
8. Acompanhe a execução dos novos processos;
9. Realize auditoria individual e
10. Faça uma avaliação da execução dos processos de negócio da empresa.
A gestão por processos é uma cultura organizacional. Por tanto, líderes, diretores, gerentes e funcionários devem estar completamente envolvidos na execução dos novos processos. Cada vez mais as empresas necessitam do foco no cliente e na produtividade e o alinhamento organizacional torna-se, portanto, uma condição essencial para a vantagem competitiva da empresa.