Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Quantas vezes você pensou:
-Como essa pessoa consegue fazer tantas coisas?
-Como eu queria ter tempo para descansar!
-Queria tempo para tomar um café com os amigos! Queria ler! Queria caminhar! -
-Eu não tenho tempo para nada!
Temos o costume de jogar sempre a responsabilidade no outro: na vida corrida, na família, no trabalho!
Mas, será que nós estamos ocupando bem o nosso tempo? Ou estamos desperdiçando a vida? Porque o tempo é VIDA!
Usamos muito aquela famosa frase: “estou muito ocupado”?
Se ocupar não é produzir! Se ocupar é fazer “mil coisas” que às vezes não servem para nada! Coisas que não geram resultado, que na maioria das vezes não “são nossas”.
Steve Jobs disse uma frase que trago para refletirmos:” As pessoas pensam que foco é dizer sim para as coisas que você deve focar. Mas o foco é dizer não para as centenas de outras boas ideias que existem”.
É importante assumirmos uma postura proativa, que significa tomar posse da nossa vida. Assumir que somos os únicos responsáveis por nosso tempo.
O tempo é igual para todas as pessoas. Todos os 7,8 bilhões de habitantes do mundo têm no dia 24 horas, cada hora com 60 minutos e cada minuto com 60 segundos.
E você pode estar pensando: Grazi e agora, o que faço?
Comece analisando quanto tempo do seu dia você usa só pensando no que tem que fazer? Pensa no que tem que fazer hoje, na semana, no mês...Só pensa! E quando vê as coisas estão em cima do prazo e você não faz o que tem que ser feito para “apagar incêndios”, os quais, você mesmo ateou fogo! Quanto tempo você passa falando da vida dos outros, olhando coisas que não lhe acrescentam em nada, entre tantas distrações.
De forma prática trago cinco dicas:
A primeira é anotar tudo o que você “tem que fazer”. Procure descarregar o seu “tenho que” em um arquivo, um caderno, uma agendinha, no celular. Faça da forma que se sentir mais confortável, mas que seja prático e você possa anotar sempre que precisar.
A segunda é a famosa “agenda”. Anote seus compromissos! Planeje! Muitas vezes, na primeira vez que atendo uma pessoa, digo: aonde você vai anotar? Ela diz: não precisa! Claro que é necessário! Pode parecer chato e complicado no começo, mas depois você verá os resultados aparecerem. Não existe administração eficiente do tempo sem o famoso planejamento.
A terceira é o “priorizar”. Para priorizar é preciso entender as suas reais necessidades, o que realmente é importante para você. Nesse momento é necessário dizer não para algumas situações e algumas pessoas. Fazer uma lista das suas prioridades diárias é fundamental.
A quarta é o “desapegar” e “delegar”. Você não precisa fazer tudo. Comece na sua casa ao alinharem o que cada um deve fazer para tudo funcionar. Às vezes as pessoas não te ajudam porque você nunca pediu!
No trabalho delegue de forma correta. Explique o que espera de cada um.
Temos a “ilusão” de que as pessoas enxergam o que precisa ser realizado. Na maioria das vezes elas não enxergam!
Cada um de nós tem a nossa forma de ver e entender o mundo. “O óbvio é aquilo que nunca é visto até que alguém o exprima de maneira simples”, diz o escritor Khalil Gibran. Desapegue-se do que pode ser delegado!
A quinta dica é o “fazer”. Comece devagar a administrar o seu tempo com carinho. São as pequenas ações cumpridas que farão você melhorar.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Comece a usar as cinco dicas:
1. Anote tudo que tem que ser feito;
2. Use a agenda;
3. Faça a sua lista de prioridades diárias;
4. Desapegue-se do que pode ser delegado;
5. Faça!
Se responsabilize por seu tempo! Ele é muito precioso: tempo é vida!
Viva, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +