Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
É comum nos sentirmos sozinhos e com baixa autoestima nesse momento. As pessoas que estão trabalhando e vivendo suas rotinas parecem viver em outra dimensão, enquanto as que estão na busca por um caminho enfrentam uma ansiedade muito grande, afinal, procurar trabalho pode ser, muitas vezes, o pior trabalho do mundo.
A rotina exaustiva de entrevistas, a tarefa repetitiva de enviar currículos, de falar com todos os seus contatos, a falta de retorno, promessas que acabam criando grandes expectativas, a incerteza diante do mercado nos últimos anos. Mas, para aliviar pelo menos em parte essa fase tão chatinha, aqui vão algumas dicas para te inspirar a pensar de forma diferente nesse momento.
Encontre pessoas de confiança para trocar experiências
Em tempos de comunicação pelas redes sociais, nem sempre é fácil encontrar pessoas na mesma situação para trocar ideias. É muito importante ouvir e compartilhar experiências nessa fase para avaliar novas possibilidades de trabalho, de estudo, de cursos, ouvir depoimentos de pessoas que passaram pela mesma situação, criar novos vínculos e uma rede de apoio.
Hoje, para se reinventar para o mercado de trabalho depois dos 40, é preciso cultivar relacionamentos como se também estivéssemos trabalhando. Quando estamos fora do mercado, nosso relógio parece funcionar num ritmo diferente do das pessoas que estão colocadas. Mas não se sinta só nem desconectado. É uma sensação que você mais percebe em si mesmo do que transmite.
Se atualize, mas do jeito certo pra você
Estudar, se aprimorar e atualizar os conhecimentos é sempre importante. Mas pense bem antes de partir direto para um curso de pós-graduação ou MBA. Existe um universo de cursos gratuitos que você pode fazer antes de se comprometer. O sistema de educação está mudando tão rapidamente quanto as novas tecnologias. Existe um certo mito de que voltar a estudar poderá ampliar a sua rede e você rapidamente voltará para o mercado. Até pode ajudar, mas cuidado! Novamente, não é bem assim. Cada vez mais é preciso saber no que investir seu tempo e dinheiro. Fazer um curso por fazer, não te trará muitos benefícios.
Faça tarefas que você nunca tenha realizado
Durante esse período, procure ocupar seu tempo com tarefas diferentes. Amplie seus horizontes. Por que não fazer um trabalho voluntário, por exemplo? Lembrando que trabalho voluntário, como o próprio nome diz, é trabalho. Cansar-se realizando uma tarefa, ter horários, tarefas e compromissos para cumprir vai te trazer um enorme prazer. Além de proporcionar contatos com realidades muito diferentes da sua. E te fará iniciar uma jornada de redescoberta pelo prazer de ter uma rotina e do quanto você pode ser útil em qualquer ambiente.
Trabalhar sem receber dinheiro te fará rever valores, conceitos e te colocará em uma jornada de redescoberta das suas verdadeiras aptidões e habilidades. As melhores ideias podem aparecer quando não estamos exatamente atrás delas.
Já imaginou ter o próprio negócio?
Empreender pode ser uma alternativa interessante. Dependendo da sua vivência no mercado de trabalho e das experiências acumuladas ao longo dos anos, você já pode trazer uma expertise interessante para o mundo do empreendedorismo.
Claro que antes é importante identificar se você tem um perfil para isso e também se tem uma área na qual poderia agregar com uma empresa, ajudar as pessoas de alguma forma. Mas não deixe de considerar essa opção. Se bem estudada e estruturada, pode trazer grandes resultados e significar não só uma chance de recolocação, como também uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho depois dos 40 anos.