Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Acordar de madrugada preocupado com um prazo de entrega no trabalho que se aproxima. Se sentir ansioso no escritório por causa do filho que está doente. Levar para o jantar com a família aquela conversa atravessada que você teve com um colega profissional. Não tem jeito: se você é humano e tem um trabalho, certamente já viu como situações pessoais e profissionais se misturaram em sua trajetória, de forma nem sempre saudável.
Isso porque tudo o que nos acontece impacta nossa vida. Seja algo que se deu no âmbito profissional e nos causou algum sintoma na vida “pessoal”, seja o inverso. Por isso, entender a nossa saúde como um cuidado integral, inclusive no ambiente de trabalho, é uma pauta essencial para ganharmos mais qualidade de vida de verdade. Até porque, é bem difícil que a gente se mantenha muito satisfeito em um setor quando outro não vai nada bem.
Quando falamos de saúde integral no trabalho, é possível que você logo pense em ambientes abusivos, tóxicos, e em pessoas que passam por burnout e outros quadros de ansiedade e estresse.
Pratique atividade física
Movimentar o corpo é essencial para liberação de hormônios que melhoram o nosso bem-estar e até ajudam a reduzir a ansiedade e o risco de depressão. Além disso, manter-se ativo contribui para maior disposição física e mental. Escolha algo que caiba em sua rotina hoje, mesmo que ainda não seja o ideal.
Tenha uma alimentação balanceada
Na correria do dia a dia, torna-se muito mais fácil alimentar-se mal, lançando mão de facilidades de enlatados e industrializados que nem sempre fazem bem à saúde. Mas o nosso bem-estar começa com aquilo que nos nutre – afinal, maus hábitos alimentares abrem portas para doenças que comprometem a nossa qualidade de vida.
Dormir bem é essencial
Manter horários regulares para adormecer e despertar ajuda a organizar o nosso corpo, que tem no sono o seu grande momento reparador, físico e mental. Evite telas e refeições pesadas antes de dormir e escute seu corpo sobre a quantidade de horas de que ele precisa para descansar.
Cultive o lazer com família e amigos
Há estudos que dizem que não ter vida social é mais prejudicial do que fumar. Isso porque somos seres sociais, e nos preenchemos através das conexões humanas. Ter um tempo de qualidade com familiares e amigos traz benefícios que se estendem para além daquele momento. Já reparou como dar boas risadas com amigos faz você se sentir muito melhor na vida?
Equilibre atividades de trabalho e vida pessoal
Ser workaholic, acredite, não traz benefício nenhum. Afinal, a maneira como trabalhamos precisa ser sustentável, para nós e também para a empresa. De que adianta ser um profissional que se dedica para muito mais da conta e que, em breve, poderá se afastar por exaustão? Mau negócio para funcionário e patrão. Reconhecer seus limites e pedir ajuda quando preciso é muito valoroso para o bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Está fora do escritório? Então foque nas outras áreas da sua vida, sem culpa, sem problemas.
Use as tecnologias de maneira ponderada
Deixe de lado aquele péssimo hábito de acordar e já checar as redes sociais. Sim, no começo poderá ser difícil abandonar esse hábito, mas a recompensa, apostamos, vai ser garantida. Já se sabe que passar longos períodos na internet, especialmente em redes sociais, pode distorcer a sua própria visão de sucesso e felicidade, sempre usando a régua da vida editada de seus amigos. Afinal no Linkedin e no Instagram, todo mundo parece mais bem-sucedido e viajado que você.
Invista no seu autoconhecimento
Reconhecer suas emoções e gerenciá-las, manter uma postura positiva diante dos desafios da vida, buscar apoio ou ajuda quando necessário seja com um amigo, uma pessoa da sua confiança ou um profissional e ter um propósito de vida (sonhos, metas alcançáveis e objetivos a serem alcançados) é essencial para sua qualidade de vida como um todo.