Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Talvez você já tenha pensado algumas (ou muitas) vezes sobre o que poderia fazer se não tivesse o trabalho que tem agora. A gente costuma gastar um tempo considerável tentando encontrar (dentro da cabeça) uma próxima atividade possível. Mas você já parou para pensar com quem gostaria de trabalhar?
Considere aqui as pessoas que vão ser seus pontos de contato cotidiano, tanto aquelas que farão parte da sua equipe quanto as que vão ser fornecedores e clientes. Com quem você quer colaborar? E a quem você deseja servir? Para quem vai orientar a sua contribuição, afinal?
Amigos no trabalho
A qualidade das suas relações no trabalho tem tanto impacto sobre o que você sente a respeito do que faz quanto o trabalho que você realmente está fazendo.
Pesquisas demonstram que ter um melhor amigo no trabalho faz toda a diferença não só para a satisfação e o engajamento com a atividade como para os resultados – e isso acontece por causa da conexão entre as pessoas e do nível de confiança entre elas.
Perguntas essenciais
Mesmo que você ainda não consiga pensar com clareza a respeito do seu próximo “o que”, o “com quem” pode ser um bom lugar para investigar. A seguir, algumas questões para a sua reflexão:
• Que tipo de pessoa faz você se sentir mais você? Quais características essa pessoa tem?
• Quem são as pessoas que inspiram você? O que elas fazem?
• Quem são as pessoas que você admira? Como elas agem?
• Que tipo de personalidade complementa e/ou equilibra a sua forma de atuar?
• Que tipo de personalidade costuma drenar a sua energia e motivação?
• A quem você teria orgulho de servir?
Valores compartilhados
Perguntas como essas são interessantes porque, indiretamente, vão fazer você refletir sobre os seus valores. Ao pensar nas pessoas com quem você se imagina conversando, aprendendo, trocando, fazendo coisas junto todos-os-dias, você está investigando também a si mesmo e ao seu melhor jeito de ser quem você é.
Esse aspecto ligado aos relacionamentos e à camaradagem ficou ainda mais relevante pós pandemia. Muitos profissionais não querem mais saber apenas o que tem pra fazer: precisam entender como vão fazer o que precisa ser feito. Por isso, a relação entre as pessoas ganhou ainda mais relevância. O trabalho precisa fazer sentido e as relações também.
Uma nova forma de pensar
Começar pelas pessoas com quem você quer trabalhar é uma abordagem incomum para a exploração de uma futura carreira, mas também é um jeito de olhar que pode levar você a ambientes, setores e atividades que não havia considerado quando estava se preocupando apenas com “o que”.
Depois de ter mais clareza sobre o seu “com quem”, aí você pode começar a pensar em “onde” essas pessoas podem ser encontradas. Boa exploração!