Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Pessoas surtando nas empresas, absenteísmo, turnover, falhas na comunicação, não cumprimento das metas, fofocas, retrabalho, e por assim se faz uma lista de desafios que causam outra lista de prejuízos. Um deles é o termo que usamos muito: “fica muito dinheiro na mesa”, ou seja, o lucro se perde e o empresário não percebe! Outro prejuízo importante é a saúde dos profissionais que normalmente é afetada.
Podemos concluir que a causa de tudo isso está em fatores importantes da cultura dessas empresas.
Uma cultura que adoece os colaboradores, que expurga os bons profissionais e acaba com a lucratividade da empresa! Ao contrário, se uma empresa tem uma boa cultura, ela traz resultados, gera prosperidade para todos os stakeholders do negócio e ainda atrai somente bons profissionais!
Tenho a certeza que a cultura é a base de tudo. De nada vale uma boa estratégia, se as pessoas não se sentirem parte da empresa. Como na famosa frase do “pai da administração moderna”, Peter Drucker: “A cultura come a estratégia no café da manhã!”. Aliás, isso acontece na sua casa também! Se a sua família vai almoçar na casa da avó todo domingo, isso é cultura. Se na sua casa vocês almoçam juntos, isso é cultura. Tem fatores da sua cultura familiar que fazem bem e outros não!
Toda empresa, mesmo que não esteja declarada, tem uma cultura, e ela é a base dos resultados. Ela não é criada, é construída desde o nascimento da corporação. Basta analisar se ela hoje está coerente ou não com o que a empresa espera de resultados.
Empresas como o Google, Natura, Netflix, entre tantas outras, trabalham de forma estratégica nesse ativo, com todos os stakeholders, e essa é a alavanca do sucesso. A cultura é vivida em todas as experiências.
Claro que gerenciar, adequar, trabalhar para que a cultura seja saudável, não é fácil, não é algo simples ou tangível em pouco tempo. É sempre uma jornada.
Chiavenato (2005) traz a cultura organizacional como a forma pela qual a empresa aprendeu a encarar o ambiente. Envolve um sistema complexo de valores, mitos, crenças, comportamentos. É a forma que ela se torna única.
Edgard Schein, referência no assunto, diz que ela é “um padrão de suposições básicas demonstradas; inventadas, descobertas ou desenvolvidas por um dado grupo; que ensina a lidar com seus problemas externos de adaptação e internos de integração.”
Lembrando que, como a singularidade de cada um de nós, as empresas também são únicas e para cuidarem desse ativo é necessário tempo, dedicação e envolvimento de todos no sistema. Eu defino cultura de forma simples como o “nosso jeito de ser”.
Portanto, fazer um trabalho de cultura organizacional é a base. Não adianta a empresa comprar treinamentos, contratar consultores, se não tiver uma cultura que atrai e retém talentos!
E como fazemos isso? Passo a passo, ano a ano. Pesquisas comprovam que são mais ou menos cinco anos para vermos os resultados, lembrando que neste processo, algumas pessoas irão sair e novas irão chegar! Vou trazer seis passos importantes deste processo:
1. Decisão - determinar o que queremos;
2. Analisar - ouvir todos de forma holística.
- Quais os valores atuais e desejados da empresa?
- Quais os valores das pessoas?
- Qual a taxa de entropia cultural?
- Quais os níveis de alinhamento?
3. Alinhar - alinhar com a alta liderança qual cultura precisamos para desenvolver a estratégia e traçar as diretrizes.
4. Construir - desenhar a experiência em conjunto envolvendo todos nos planos de ações, definindo cada papel e validando cada um.
5. Executar - incorporar a nova cultura, passo a passo.
6. Mensurar - acompanhar o processo.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Olhar e alinhar a cultura não é somente o alicerce do sucesso de grandes empresas, é do nosso país, da nossa cidade, da nossa família.
Analise os seus valores e crenças, as regras, os comportamentos, o ambiente e os símbolos. Esses criam a nossa cultura, a nossa essência.
Para um trabalho com a sua empresa, é necessário ter tempo, paciência, coragem, e constância, pois trabalhamos o tangível no intangível, passo a passo. Do micro ao macro e do macro ao micro. Cultura na vida, na empresa, na base de tudo!
Cuide, cultive, cresça, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +