Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Arquivo Pessoal/ A Cidade)
Olá, querido(a) leitor(a)! Você já pensou se pudesse plantar sua própria árvore de dinheiro? Como seria viver essa experiência em que você teria dinheiro de forma abundante, sempre que essa árvore desse frutos? É até engraçado de imaginar, não é mesmo? Bom, para deixar o exercício mais interessante, imagine que essa árvore demoraria entre 15 e 20 anos para dar frutos abundantes: até lá, você deveria cuidar e zelar para que a árvore não morresse frente aos imprevistos e acontecimentos da vida. Ainda assim, acha que valeria à pena plantar essa árvore? A verdade é que você pode plantar sua própria árvore de dinheiro, e é sobre isso que vamso falar nesta semana.
Grande parte das pessoas que já conseguem guardar, mas continuam deixando dinheiro parado em contas correntes ou na Caderneta de poupança (mesmo sabendo que são ruins), têm medo de investir. E o medo não é o contrário ds coragem: o investidor corajoso costuma se dar muito mal! O medo é o oposto do conhecimento. Você precisa entender o funcionamento básico do mercado financeiro e, a partir de um conhecimento básico de alguns princípios e técnicas, ir se expondo ao mundo real. A ideia de que, ao investir, você terá que ficar olhando gráficos, calculando rentabilidades e ouvindo tudo que é notícia, é uma falácia: grandes exemplos e a própria história já mostram que grandes resultados vêm de um volume pequeno de negociações.
Tudo o que você tem ao seu redor hoje é fruto do investimento de alguém: a energia que você utiliza, a internet, as roupas e calçados que você usa, seu celular, etc. Alguém, além de ter a ideia, investiu dinheiro e tempo para montar uma estrutura e colocar a ideia em prática. É isso que o investimento faz: ele é uma engrenagem essencial para o desenvolvimento do mundo como o conhecemos. E a parte mais interessante é que você pode fazer parte desta engrenagem, sem necessariamente ter que abrir sua própria empresa ou ter uma ideia. Você pode ser sócio dessas pessoas, desses grandes empreendedores e de empresas já com um histórico de sucesso.
Voltando à ideia da árvore de dinheiro, ainda que ela demore a dar frutos, se sabemos que eles serão abundantes, estamos mais dispostos a fazer o sacrifício e aguentar o processo do tempo. E isso acontece por causa da expectativa de recompensa: mesmo que demore, ela vai chegar. Nos investimentos é a mesma coisa: a maioria das pessoas que têm prejuízo nos investimentos são aquelas que querem acelerar os frutos da árvore, além de ignorar os cuidados do processo. Por ser uma planta, existem riscos: uma geada ou uma seca extrema podem matar a árvore; pássaros e outros animais podem estragar o fruto antes da hora; ela precisa de cuidados constantes como água, adubo, etc. Essa imprevisibilidade de que pode dar errado é o que chamamos de risco: a incerteza. Contra isso, existe solução: a diversificação dos ativos na sua carteira e bons princípios que vão servir como regras para suas escolhas.
O mais importante para o investidor não é o conhecimento técnico: é a inteligência emocional. Muitas vezes, o melhor caminho será não ficar acompanhando notícias e não ficar olhando para os resultados diariamente. É, literalmente, como plantar uma árvore: você vai acompanhando aos poucos, apenas para garantir que está tudo caminhando dentro da normalidade. Muitas vezes, a melhor opção a fazer no contexto será não fazer nada. Esqueça esse “compra e vende” que você ouve falar por aí: quando falamos de liberdade financeira, estamos falando de ativos geradores de renda, cujos frutos, no futuro, poderão pagar todos os seus boletos e ainda sobrar, te dando mais opções de vida.
A questão é: nenhuma árvore nasce grande, é preciso plantar a semente. E essa semente será sempre sobre CONHECIMENTO. Portanto, entenda: plantar sua árvore de dinheiro é uma escolha sua, que você pode fazer aqui e agora, no presente. Por mais longo que pareça o caminho dos frutos, o tempo vai passar de qualquer jeito. Quem será você daqui a 15 anos: o que estará colhendo alguns frutos ou o que ficou esperando a árvore cair do céu? Como dizia minha avó, “do céu só cai chuva e olhe lá”. Comece a plantar sua árvore, querido(a) leitor(a). Tenha uma excelente semana.