Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Quantas vezes você se sentiu fazendo muito por alguém e não recebendo nada em troca? Quantas vezes se sentiu lesado em alguma negociação?
No casamento, com os filhos, no trabalho, nas amizades?
Quantas vezes deu mais do que recebeu? Ou recebeu mais do que merecia?
A lei do equilíbrio em dar e receber acontece em tudo na nossa vida. Claro, que esse equilíbrio é dinâmico, mas ao final, deve resultar em trocas onde não existe prejuízo para uma das partes, onde ambas ganham!
Perceba nas situações da nossa vida, só há resultado se temos o equilíbrio, na troca!
Em tudo é importante percebermos essas relações. E isso deve começar na nossa família. Quando um membro dá demais sem tomar nada para si, desestrutura o sistema. Quantas vezes, nos sentindo superiores, ajudamos o outro sem que ele peça, nos intrometemos, e depois achamos que o outro tem obrigação de retribuir?
No relacionamento amoroso é a mesma história! É importante dar e receber na mesma quantidade. Quando damos algo de bom a mais para o outro e o outro faz o mesmo, o relacionamento cresce. Se for algo ruim, o mesmo acontece, mas há perda e o relacionamento vai “minando”, espiralando para baixo e causando um ferimento que não consegue se curar.
A única relação familiar que não é equilibrada é entre pais e filhos, pois, aos filhos os pais deram a vida, logo, por mais que o filho faça, nunca conseguirá retribuir de forma equilibrada! Aliás, aí está um dos pontos mais importantes da nossa vida: entender que perante aos nossos pais somos “pequenos”, devemos seguir a nossa vida fazendo o nosso melhor, honrando a vida que eles nos deram, sem reclamar, ou achar que sabemos ou somos mais que eles! Eles são “grandes”, e ponto! Aliás, fazer isso é a base de ter uma vida plena, saudável e abençoada. Isso é um dos 10 Mandamentos: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” Êxodo 20:12
Agora, vamos adentrar o mundo do trabalho: imagine uma negociação onde uma parte é prejudicada, o que ocorre? Há desarmonia e o que acha que “levou” vantagem, vai com certeza sofrer algo que o faça voltar ao equilíbrio.
Quando um trabalho é vendido pelo preço abaixo do mercado, o cliente não se envolve e não produz os resultados ou o profissional não faz o seu melhor. Se for para um perder, esqueça! As trocas comerciais darão resultado se equilibradas - todos devem ganhar!
Nas organizações, podemos ver isso com muita clareza. Um profissional que faz muito e não é reconhecido, acaba saindo. O inverso também ocorre, o profissional que não faz o necessário pelo que recebe e acaba sendo demitido.
Um dos maiores problemas em empresas, é quando o profissional faz muito por não conseguir delegar, logo, causa danos a si mesmo, “carrega” o que não é dele e se descontrola emocionalmente, na maioria das vezes, trazendo danos a sua saúde e prejudicando todo o sistema da empresa.
Perceba que tudo são sistemas, estamos todos interligados, e o nosso pessoal e profissional não se separam - você é você onde estiver, apesar das diferentes posturas e atitudes.
Empresas são sistemas que se sobrepõem aos sistemas familiares. Uma empresa é mais do que apenas os seus funcionários: ela é os profissionais e toda a história que cada um deles traz, tudo é interdependente.
Portanto, é fundamental olharmos para as trocas em todas as relações, pois todo o desequilíbrio tem consequências.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Comece a observar no seu cotidiano:
- Nas suas relações, você está recebendo demais e dando pouco? Ou ao contrário?
- No seu trabalho, você está fazendo o seu melhor, deixa a desejar ou exagera?
Vamos trazer para a nossa consciência a importância do equilíbrio entre dar e receber, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +