Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Um bom comunicador não é necessariamente um líder, mas sem dúvida, um líder precisa saber comunicar-se bem.
Ao observarmos o que hoje é um líder, notamos que o espaço antes ocupado por um estilo autocrático passa a ser preenchido por pessoas que, independentemente dos seus cargos ou hierarquias, tendem a exercer maior poder de influência sobre outras pessoas.
Através da comunicação, o líder não só promove a integração da força de trabalho, como também possui habilidade para direcioná-la a um determinado padrão de qualidade e funcionamento, além de conduzi-la a objetivos específicos em condições e contexto diversos.
O líder sabe convencer as pessoas e, curiosamente, embora a palavra “convencer” possa denotar um sentido negativo e autoritário, sua origem latina remonta a “com vencer”, ou seja, “vencer com”. Isso significa que a liderança pressupõe uma integração, uma união de forças para que se vença com o outro, assim o benefício é potencializado pela sinergia advinda dessa união.
A necessidade de uma efetiva comunicação é maior, quanto maior for o quociente de responsabilidade e o poder para se tomar decisões, notadamente aquelas que precisam de apoio e cumplicidade dos liderados, afinal, falar bem, para um líder, significa mais do que ter uma boa voz, fazer gestos adequados, olhar nos olhos e, de maneira organizada e correta, expressar seus pensamentos. É necessário também, desenvolver a utilizar um processo sutil de percepção do outro, qualquer que seja esse “outro”, aguçar a sua sensibilidade para estudar os apelos emocionais e o jeito dessa outra pessoa comportar-se e processar informações. É preciso paciência, tolerância, respeito, amor ao próximo para não apenas saber, mas sentir, colocar-se no lugar do outro e, enfim, nesse processo empático, falar a mesma língua em parâmetros compreensíveis e estimulantes.
O líder deve ser congruente, pois seu papel o coloca em constante evidência por ser um canalizador de energia de um grupo, pois quer queira ou não, é constantemente observado pelas pessoas com uma acuidade sensorial muito apurada. Entre suas responsabilidades, além de saber comunicar-se com o grupo, inclui-se promover o constante desenvolvimento da comunicação de seus liderados, oxigenando as vias de acesso entre todos, reduzindo conflitos interpessoais, gerando motivação e entusiasmo, promovendo o auto-respeito e o respeito individual.
O líder, acima de tudo, precisa comunicar-se bem consigo mesmo; olhar-se em um espelho e saber valorizar a pessoa refletida, reconhecendo as atribuições de seu papel, assumindo prazerosamente suas responsabilidades, controlando suas emoções, reforçando as palavras com atitudes adequadas e ações congruentes.
O líder deve ser auto-motivado, reconhecer que a força e o poder não são uma ação externa, mas uma potencialidade que flui de dentro para fora, ser corajoso, determinado, impulsionado e impulsionador, humilde sem ser subserviente, irradiar uma energia positiva e estimulante, promovendo o desenvolvimento dos seus liderados, valorizando-os, considerando-os como aliados e parceiros em uma jornada que não se faz só.