Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Era uma vez uma garota muito jovem, intensa, que, sem experiência de vida, mas com muito amor no coração, recebeu um grande presente de Deus: um filho!
Ah, um filho! Você, meu incrível leitor e amigo, é mãe ou pai? Se não é, com certeza é filho!
Todos nós viemos da conexão entre um homem - dentro dele existe um pai - e uma mulher - dentro dela existe uma mãe. Eles nos deram algo que nunca poderemos retribuir - foram portais da nossa chegada nesta vida!
E é sobre nossa relação entre pais e filhos que escolhi trazer para nossa reflexão hoje, pois essa semana meu filho fez 26 anos, e posso dizer, como naquela frase do senso comum, que “o tempo voou”. Um homem! Homem que desejo que sirva ao mundo com a missão única de ser ele mesmo! Homem que é nossa (minha e do seu pai) maior missão nesta vida. Homem que ouviu desde pequeno da sua mãe: “estou te preparando para o mundo - só vai, filho!” Me faltam palavras para descrever o que sinto ao olhá-lo.
Posso garantir a todos os filhos: seu pai e sua mãe têm muita alegria de serem portais para a sua vida aqui! Mesmo que eles não consigam demonstrar isso, demonstrar carinho ou amor, mesmo que tenham te abandonado, ou você nem saiba quem são, você é o maior legado na vida deles! Um filho é um tesouro.
Do livro mais lido do mundo, e que guarda os princípios da vida, a Bíblia, trago uma passagem: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.
Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.”
Salmos 127:3-4
Fique com a meditação dessa passagem, ela trará valiosas ideias.
Quero destacar dois pontos hoje:
1. A posição do filho em relação aos nossos pais.
2. A posição dos pais em relação ao filho.
A posição do filho em relação aos nossos pais: seus pais fizeram o que podiam por você dentro do que eles achavam certo! Não lhe devem nada, já lhe deram a vida. Essa é uma relação que nunca será equilibrada, pois, por mais que um filho faça por um pai, ele nunca conseguirá retribuir a dádiva que lhe foi dada: a vida!
Logo, aceite a vida como ela é! Filho deve seguir sua vida dando frutos sem esperar nada dos pais. Aliás, nem ficar palpitando na vida dos pais! Os pais são grandes, adultos e tomam suas próprias decisões. Acolha, aceite, e siga sua vida amando seus pais como eles são.
Por que quero destacar isso? Você sabia que o seu sucesso é diretamente proporcional à nossa relação com os nossos pais? Logo, receba essa força que eles lhe deram. É como se a mãe lhe dissesse ao nascer: “filho, esta terra é fértil, tudo que você plantar dará frutos”.
E o seu pai: “filho, você é forte, levanta e vai!”
A posição dos pais em relação ao filho: você é pai e não “amiguinho” do seu filho! Reflita se está cuidando, amando, e direcionando seu filho ao caminho do bem. O seu exemplo é sua maior força.
Filhos sentem tudo do casal - tudo! Logo, não adianta brigar longe deles, eles sentem! Outro ponto que destaco é a sabedoria que existe nas crianças - escute seu filho! Eles trazem riquezas.
Perceba que em cada idade, a posição de pai vai mudando. Após o filho se tornar adulto, ele é livre, pai! Deixe seu filho viver - ele é capaz!
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Vemos uma avalanche de adultos carentes ainda esperando coisas dos “pais”, logo, esperam que o chefe, o prefeito, o governo façam algo, e ficam gritando por “carinho”. Será que você é um desses?
Adulto que és - siga a sua vida sem esperar nada de ninguém! Cuide dos seus pais por puro amor, sabendo que eles são adultos e não precisam de suas lições.
Vamos meditar nestas nossas posições?
Confie, você é uma flecha lançada: o único alvo é ser você.
Seguimos, por um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +