Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Seja bem-vindo ao encontro de hoje. Faltam apenas três sábados para encerrarmos o ano e sabemos da importância em findarmos ciclos viciosos para entrarmos em 2024 preparados. Para isso, esta semana escolhi mergulhar com você no ‘ciclo das ofensas’.
Você já se sentiu ofendido? Por muito tempo, eu me sentia ofendida, magoada. Contudo, aprendi que se nos ofendemos, a percepção é nossa, não do outro.
Ninguém ofende ninguém: a ofensa é uma questão de perspectiva pessoal.
Quando recebemos alguém irado que chega até nós e despeja tudo o que jaz nele em nós, isso é dele, não nosso! Esse ataque, essa insulta, vem do mundo dele - e se você der abertura a esse ataque, estará se abrindo à força que quer lhe tirar do seu caminho.
Existem duas forças que nos dominam: uma do bem, que nos incentiva a viver nossa vida com princípios do bem, o certo, o correto; e existe uma força do mal que quer nos tirar do caminho, atrapalhar nossa caminhada, nos faz vibrar no medo e nos ofendermos com tudo!
Essa força do mal quer que você se ofenda.
Se ofender é bloquear a chegada das bênçãos em sua vida, porque você está tomando do outro o que é dele, e causa uma “ferida” em você que lhe adoece. Por que lhe adoece?
Porque quem se ofende, dispara a mágoa como uma resposta emocional, e então você já pode imaginar o que isso traz - mágoa é ‘más águas’. Isso “danifica” o seu corpo, logo, ele adoece!
Tenha certeza, você pode escolher não se magoar!
Esse ciclo da ofensa rouba a sua identidade, rouba o seu caminho único de ser você.
Como diz uma das minhas mentoras, Paula, mentora de negócios sistêmicos; “bateu, doeu? Pega que é seu”, ou seja, o que o outro fala é dele, se ressoou em você fique com a percepção do que aquele assunto ainda reflete em você.
Feche esse ciclo de “mimimis”, siga seu caminho e deixe o outro seguir o dele - o que é dele, fica com ele!
Cuide para não se desviar, perder pessoas queridas, falar o que não é necessário, criar situações que não existem, apenas por se deixar ofender.
Lembre-se que o bem existe, ele é amor e confiança no Algo Maior que nos cuida. Perceba-se quando estiver sendo tentado a adentrar esse ciclo vircioso da ofensa, não se julgue e não julgue o outro - apenas perdoe-se, perdoe o outro, e continue seu caminho.
Claro que, como nós temos o bem e o mal dentro de nós, vamos sair do caminho de vez em quando. Nós somos humanos, eu costumo dizer que somos perfeitamente imperfeitos, e é uma escolha diária nos percebermos e seguimos mais conscientes.
Daí a importância de todo dia, no final do dia ou no início do outro, fazermos o momento de reflexão de tudo que vivi hoje, o que me colocou no caminho e que foi gerado para essa força do bem, do amor, da vida, do pulsar da vida e refletirmos também sobre o que nos tirou do caminho, aquela força do mal que nos fez vibrar no medo. Esse momento de reflexão é extremamente importante, e nós conseguimos fazê-lo quando estamos com o que eu chamo aqui de botão da percepção ligado, estamos conscientes, nos percebendo.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Analise o seu ano, faça uma lista das situações e pessoas às quais você se sentiu ofendido, olhe para aquilo e use a sua maior arma: perdoe, perdoe-se por ter se sentido ofendido e perdoe a pessoa. O que é dela, deixe com ela, o que é seu, olhe para o que está certo, não julgue, perdoe-se e continue a caminhar.
Todos nós viemos a este mundo para sermos nós mesmos, e é importante nos blindarmos com essa força do bem, logo, feche esse ciclo de ofensas e deixo com o outro o que é do outro!
Que possamos abrir 2024 nos percebendo, para que estejamos com o coração repleto de amor, blindados do bem, blindados dessa força maior que nos move e na qual devemos confiar.
Lembre-se, o mundo espera o seu melhor, o mundo espera o nosso melhor e, ao mesmo tempo, nos convida ao nosso pior todos os dias. Daí a importância das nossas escolhas. Que escolha você faz a partir da nossa meditação de hoje?
Seguimos juntos para o eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +