Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Em 23 de julho de 1971, antes do início da temporada de jogos nos EUA, o treinador John Wooden, o melhor treinador da história do NCAA (National Collegiate Athletic Association), levou o time de basquetebol da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) a 88 vitórias consecutivas e à conquista de 10 campeonatos nacionais, sete deles em sequência, enviou uma carta ao seu time: “Se cada um de vocês empenhar todos os esforços para desenvolver o melhor de sua habilidade, seguir as regras de conduta adequadas e as atividades que levam a um melhor preparo físico, puser o bem-estar do time acima do reconhecimento individual e não permitir que conflitos de personalidade e divergências de opinião entre os atletas ou a equipe técnica interfiram em seus próprios esforços ou nos de seus colegas, este será um ano bastante gratificante.”
Acredito que essa carta é também para você, é para mim, é para a nossa cidade, nossa região, para o mundo!
Esse é nosso primeiro encontro juntos após o Carnaval, e como dizem que o ano começa após ele, então, vamos começar refletindo sobre a carta de Wooden? É possível nos comprometermos em “empenhar todos os esforços para desenvolver o melhor de nossa habilidade”? Você entende que é único? Que quando você cresce, eu também cresço? Votuporanga cresce? A nossa região cresce? O mundo cresce? Essa é a lógica!
Para que nossa dedicação e nosso comprometimento sejam eficientes, trago um dos blocos da Pirâmide do Sucesso que John construiu, o primeiro bloco, o ENTUSIASMO. Quem nunca ouviu ou até mesmo disse: quando tiver sucesso profissional, estarei entusiasmado, quando tiver um carro novo, vou ter entusiasmo para cuidá-lo, quando reformar a casa, terei entusiasmo para cozinhar. No entanto, esquecemos que para o sucesso profissional chegar, para ter o dinheiro para o carro novo e a reforma, para realizar nossos sonhos, temos que ter entusiasmo primeiro.
Se você recorrer ao dicionário, verá que esse substantivo significa ter paixão viva, arrebatamento, exaltação criadora, admiração, dedicação. Uma pessoa entusiasmada gosta do que faz, faz com competência e amor. Wooden dizia aos alunos e jogadores que deviam gostar do que faziam. “Seu coração precisa estar no seu trabalho. Sua energia e entusiasmo estimulam as pessoas a sua volta, as pessoas que trabalham com você. Paixão é o ingrediente que transforma dedicação em algo grandioso! E é o que sustenta todos os blocos que precisam ser colocados acima disso para construir a pirâmide do sucesso. É onde tudo começa.” Não é por acaso que a palavra entusiasmo significa Deus dentro de nós.
Quem gosta do que faz, comprovadamente faz melhor e tem resultados melhores. Imagine que você quer muito que sua empresa duplique o faturamento. Se chegar ao trabalho com entusiasmo, com certeza passará isso para sua equipe e juntos duplicarão esses números, ou chegarão muito perto disso. Imagine que você está no topo de uma montanha, se fizer uma pequena bola de neve e jogá-la, por onde ela passar, vai levar mais e mais neve com ela, e se tornará muito grande. É isso que você deve fazer, ser o responsável por “empurrar” a bola. E a dica para não ter imprevistos que atrapalhem é tentar manter o entusiasmo equilibrado. Grandes empresas faliram por não manterem o entusiasmo inicial.
Sua saúde falha se você não estiver entusiasmado com a sua vida! E não falamos só de grandes realizações, mas sim de pequenos atos que geram grandes conquistas. Começar o dia entusiasmado pode lhe trazer uma boa negociação, um sorriso, um abraço, um insight, uma solução para algum problema que estava atrapalhando há tempos, felicidade em realizar algo simples, pode lhe trazer progresso. Henry Ford dizia que “O entusiasmo está na base de todo progresso. Com ele existe a conquista. Sem ele, há somente pretexto.”
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Escreva três coisas da sua rotina que gosta muito de executar e três que não gosta. Para essas que você não gosta, pense se consegue eliminá-las, delegá-las. Não é possível? Então reflita e escreva o que pode ser feito para fazê-las com entusiasmo. Das que gosta, veja se consegue vivê-las ainda com mais plenitude.
E “coloque o nosso reconhecimento com grupo acima do reconhecimento individual e se perceba para não permitir que conflitos de personalidade e divergências de opinião interfiram em seus próprios esforços ou nos dos outros”. Com isso, tenho certeza de que este será um ano bastante gratificante. Você concorda?
Carnaval passou, ano novo começou: seguimos juntos com entusiasmo!
Faça a sua semana com muito entusiasmo, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +.