Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Sabe quando você vê uma pessoa sozinha em um evento e pensa: cadê o marido? Onde está o filho? Ah, se fosse minha esposa ou meu marido eu não deixaria. Mas por que não? Respeito por si e pelo outro vêm da vitória pessoal e começam sempre de dentro para fora. Essa independência é uma conquista que só entende quem realmente é inteiro, é o que é. Quando conseguimos estar bem conosco, agindo com proatividade, com o objetivo principal em mente, com nossos valores alinhados com a pessoa que somos, com o foco no mais importante, só então podemos entrar no ciclo da interdependência, onde temos o mundo das relações, e desenvolvemos o “ganha/ganha/ganha” - eu estou bem, me relaciono bem e eu, o outro e o mundo ganham! Só nos relacionamos bem se sabemos quem somos, o que queremos e respeitamos o outro como ele é! Eu costumo dizer que relacionamento é pó de ouro! Tudo em nossa vida acontece ao nos conectarmos com o outro! Investir nos relacionamentos é um investimento a longo prazo. Como na conta bancária, para o saldo ser positivo, é necessário fazermos depósitos nessa “conta bancária emocional”.
Segundo o livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, que me ajudou demais em diversos pontos da minha vida, existem seis tipos de depósitos essenciais para a vitalidade das relações:
1. Compreenda o outro: respeite os valores e seus desejos. Não faça projeções. Entenda o seu semelhante assim como gostaria de ser entendido.
2. Cuide com atenção das pequenas coisas: todos nós somos sensíveis e gostamos de pequenas gentilezas. Seja sempre cortês.
3. Cumpra os seus compromissos: só prometa o que realmente é capaz de cumprir. Quando se garante o que fala, gera confiança, que é a base da convivência.
4. Deixe claras as suas expectativas: o outro precisa saber o que você espera dele. Tenha coragem de expor de forma transparente e objetiva as suas expectativas.
5. Tenha integridade pessoal: seja leal e honesto com todos, mesmo com aqueles que não estão presentes. Aja sempre segundo os seus princípios, sendo verdadeiro.
6. Ame de verdade: seja honesto com os seus sentimentos e ame sem interesse. Não imponha limites aos outros.
Agora com o saldo da conta afetiva positivo, já podemos voltar à liderança interpessoal, ao hábito do ganha/ganha. Ele é fundamental para os relacionamentos saudáveis da nossa vida. Nele não existe o que eu quero, ou o que o outro quer, mas sim o que é o melhor para ambos. Ele deve ser a base das negociações e abranger tanto a nossa vida pessoal como a profissional.
Se faz necessário entender que quando o outro ganha, eu também ganho, e consequentemente impactamos o mundo! Essa é a lei!
E essa troca verdadeira começa no nosso caráter, que é a base. Logo depois, temos que dar valor a nós mesmos. Isso é integridade, é saber qual a sua identidade. Para isso, é fundamental a maturidade, que vem do equilíbrio e da forma como expressamos os nossos sentimentos e respeitamos os sentimentos dos outros, adulto faz sem esperar nada em troca! Faz e ponto.
E o mais importante para os relacionamentos serem o pó de ouro da vida, é a ativação da “mentalidade de abundância”. Existe o bastante para todos no mundo. Tudo pode ser compartilhado. Somos seres únicos e juntos podemos obter grandes feitos.
Crie na sua vida somente acordos que sejam de trocas equilibradas. Esse hábito gera responsabilidade e o faz refletir sobre as suas atitudes, gera confiança e evolução. E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Verifique o seu saldo na conta afetiva em suas principais relações, e se necessário, faça depósitos.
Nas negociações da semana tente chegar ao benefício mútuo, e tenha coragem de usar o “pó de ouro”, ou seja, a conexão por verdade e equilibrada!
Espalhe o pó de ouro por onde passar, pois queremos o eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +