Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Quantas vezes você desistiu de algo por achar que não era capaz?
Quantas vezes deixou de ir a algum lugar achando que não era para você?
Perdeu a chance de fazer um grande negócio porque faltou coragem para apresentar seu produto?
Perdeu um grande amor por não se declarar?
Perdeu a oportunidade de um serviço por achar que não tinha os requisitos suficientes para a vaga?
Recebeu um convite para falar sobre sua especialidade em um evento e deu desculpas, pois sentiu-se inseguro ao falar em público?
Foi fazer uma prova importante e acabou se perdendo por insegurança?
Não tem fim a lista de oportunidades que perdemos por nossa insegurança. Insegurança, segundo o dicionário, é a “falta de segurança”, e segurança é “confiança em si mesmo”.
A insegurança aparece e atrapalha pessoas de todas as idades. Por que será que essa tal insegurança surge? São muitas as causas, entre elas:
Má preparação ou falta de conhecimento: quanto mais preparado, mais seguro;
Medo do novo: toda novidade assusta; passado: algo que alguém falou ou que vivenciamos, e que se tornou uma crença para nós;
Preocupação com o outro: o que o outro vai pensar de mim, necessidade de agradar;
Querer a perfeição: parece que nunca estamos preparados, sempre falta algo.
Aqui podemos lembrar daquela frase clássica: “Antes feito do que perfeito”. O que não quer dizer que você vá fazer algo malfeito, ou seja, só quer dizer que você vai fazer o que pode com a máxima excelência possível, com o que pode hoje.
Essa é a regra do sucesso: faça o que pode com o que tem em mãos hoje! Você de agora, já é melhor do que o você que começou a ler esse texto…
Nossa vida é renovada a cada momento, a cada escolha, somos sempre um ser diferente, pois a cada segundo conseguimos enxergar algo novo! Essa é a beleza da vida, a renovação e nosso caminhar rumo à sabedoria. Como em um texto, se relermos o que acabamos de escrever, sempre temos algo novo a mudar ou trocar… assim é a vida! Meu último livro que lancei no fim do ano passado, eu li várias vezes e sempre tinha algo a mudar, até que disse para o editor, chega! Está pronto! Entregue!
Por favor, eu lhe imploro, faça! Escolha e vá! Só vai!
Confie no processo e na escolha do seu “eu de hoje”.
Faça o que puder para ser você todos os dias! Aja!
Para vencer essa insegurança o único caminho é esse: a ação! A confiança no processo! O soltar e confiar na sua entrega de hoje!
E para agir é necessário coragem. Coragem de ser você! Lembre-se de que a palavra coragem tem origem no Latim “CORATICUM”, COR que significa “coração” e ATICUM que indica ação. Gandhi já dizia: “A coragem nunca foi uma questão de músculos. Ela é uma questão de coração.” Precisamos acessar o nosso “cor”, o nosso ser, a nossa essência, acolher nossos medos com amor, sair da necessidade de agradar o outro. E essa nossa coragem vai aumentando cada dia mais, a cada passo, a cada resultado, a cada escolha feita pelo nosso ser verdadeiro, passo a passo, como tudo em nossa vida.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
O que fazer quando a insegurança chegar?
Quando a insegurança bater à sua porta, antes de deixá-la entrar, respire e pense: o que você quer aqui?
O que está querendo me mostrar? Qual medo? Acolha a insegurança com carinho, respeitando-se e sinta.
Abra a porta e diga: “Pode entrar, eu cuido de você, porém vou realizar com você aqui,” e faça a escolha que deve ser feita, seguindo sua intuição, seu coração.
Peça ajuda da sua alma, conecte-se com a espiritualidade, com o invisível aos olhos…
Tire o peso da “perfeição”, se não der certo, você tem a oportunidade de fazer novamente, de aprender com aquele erro. Errar é humano.
E tudo na vida é aprendizado! Anote essa frase, ela é libertadora!
Gosto de lembrar que somos seres humanos perfeitamente imperfeitos e que tudo tem os dois lados da moeda. Não seja você o responsável por se ancorar! Por se paralisar! Abra-se para o novo!
Seja você o responsável por se movimentar.
Você não precisa dessa âncora da insegurança, pode acolher o recado que ela traz e soltar!
Como na frase do filósofo Mário Sérgio Cortella: “Na vida é preciso ter raiz, não âncora. A raiz te alimenta, a âncora te imobiliza.” Se alimente todos os dias da sua essência linda de ser você mesmo! O maior alimento das suas raízes é o respeito por seu propósito único neste mundo.
Abra a sua mente e seu coração para o seu caminho, confie em sua essência, aja, passo a passo, pois é a cada escolha que você vai despertar a força que há em você, e vai alimentar suas raízes, e assim impulsionar a sua sabedoria.
Seja mais corajoso a cada dia, a cada hora, a cada segundo, a cada escolha, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +