Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Olá, querido leitor, seja bem-vindo ao nosso encontro semanal. É sempre uma alegria recebê-lo aqui. Para começar nosso encontro de todo sábado, quero trazer uma pergunta para você refletir: se eu te perguntar “quem você é?”, o que me responde?
Provavelmente você me mostrará seu currículo, faculdades, cursos, pós-graduação, mestrado e vários títulos. Se eu perguntar de onde você veio, você pode me falar o nome dos seus pais, marido ou mulher, filhos. E poderia perguntar: onde você trabalha? O que você faz? Você poderia responder como eu: “Sou Grazi Cavenaghi, fundadora da InspireAção, o primeiro núcleo de habilidades humanas do país. Sirvo como ponte para que empreendedores tenham mais saúde e felicidade, entendendo seu lugar único de ser e da sua empresa, traçando o seu planejamento para alcançar seus objetivos.”
Porém, se retirarmos todos esses rótulos e eu perguntar “quem é você?”, o que você me responderia?
Eu, hoje, diria: um ser humano em evolução!
Quando comecei a escrever esta coluna hoje, eu era uma Grazi, mas ao terminá-la, serei outra Grazi, porque já terei enxergado pontos diferentes na minha vida, logo, evolui!
Então, fique com essa pergunta esta semana: quem é você se tirarem todos os rótulos? Perguntas libertam, eu garanto!
Temos uma mania de querer receitas, respostas prontas. “O que você fez que deu tão certo? Qual foi a sua virada de chave?” Mas será que existe mesmo uma fórmula? O que serviu para mim pode não servir para você. Nossa vida se faz de experiências. Meu conselho é que você experimente tudo que fizer sentindo no seu maior laboratório: a sua vida. No momento em que estamos vivendo, são tantas tragédias, tantas pessoas adoecendo. O mundo está passando por uma calamidade voltada para a saúde mental. Desejo para nós: menos fórmulas e mais experiências.
Infelizmente, parece que estamos nos desconectando da realidade, vivendo uma grande mentira que aparece nas mídias, e esquecemos de nos olhar no espelho e ver aquela pessoa incrível que está ali.
É tanta distorção que temos dificuldade em tomar decisões na vida. Achamos que a vida é um trilho, que tudo vai acontecer de forma reta e tranquila. Mas não é assim; a vida é uma grande montanha-russa cheia de obstáculos. Escutamos vozes a todo momento dizendo “você não vai conseguir”, “você não é capaz”, “isso não é para você”. Outro dia no Parque da Cultura aqui em Votuporanga, um menininho queria entrar no parque, mas sua mãe disse: “Não, isso não é para você, você é pobre, esse lugar não é para gente como nós”. Fui até ela e disse: “Muito prazer, aqui é para todos, foi construído para a população, ele pode entrar”. Às vezes, não conseguimos nem nos permitir usar o que é nosso porque uma voz nos diz que não merecemos. Quando fiz meu primeiro curso de Coaching, lembro de uma participante que fiz uma ferramenta com ela, e depois de uns dias de curso, me disse: “Grazi, eu consegui olhar nos olhos do professor!”. Eu não entendi, e ela explicou que nunca conseguiu olhar nos olhos de alguém que considerava importante. Isso porque, desde criança, seu pai dizia: “Você é pobre, abaixe a cabeça”. A partir daquele dia, ela começou a olhar para cima e entender que pode olhar nos olhos das pessoas, sabendo que somos todos iguais. Imagina quantas histórias estão nos bloqueando? Nos distraindo do nosso caminho?
Um dos maiores aprendizados da nossa vida é entender que a vida não é um trilho. Para sair dessa paralisação e da crença de que não merecemos, é necessário estar em nosso lugar de potência. O que é isso? Divido em três pontos importantes para você encontrar:
1. Entenda a sua identidade: Pratique o autoconhecimento. Acolha sua história e entenda que tudo que você viveu foi suficiente para trazê-lo até aqui.
2. Entenda a importância dos relacionamentos: Aprenda a dizer “sim” e “não” com sinceridade. Relacionamentos são trocas, e é essencial serem equilibradas e com verdade. No livro mais lido do mundo, Mateus 5:37 nos ensina: “Seja o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” Anote aqui essas duas frases que me libertaram e vou compartilhar, tenho certeza que irão lhe ajudar a se relacionar melhor: “Ninguém tem que nada” e “Está tudo bem”.
3. Aja e sirva ao mundo sendo você mesmo: Escolha suas ações e se comprometa com elas. A vida é como uma padaria; você não vai chegar pedindo pão francês, depois quer trocar por pão de queijo, depois por pão de forma, chega de trocar suas escolhas! Assim você confunde “O Cara Lá de Cima” nos seus pedidos! Escolheu? Siga em frente. Empresas que conseguem realizar seus planos são aquelas que seguem o caminho escolhido no planejamento! Confie no processo e nas suas escolhas.
Com esses três pontos, fica mais claro para tomar decisões no seu lugar de potência! Isso vai lhe trazer mais saúde e felicidade, eu garanto! Além dos resultados! Estar no seu lugar de potência é ser você mesmo, deixar o outro ser ele mesmo, e ter conexões verdadeiras que geram um campo de amor, levando todos ao melhor de si.
Lembre-se de que você é único, sua empresa é única. Confie, escolha, siga, seja você e seja feliz.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Aqui estão os pontos importantes para focar nesta semana:
1. Acolha sua história, entenda que foi suficiente e perceba-se todos os dias para se conhecer.
2. Aprenda a dizer “sim” e “não”, saia da necessidade de agradar o outro. Seja verdadeiro!
3. Escolha e siga seu caminho, confiando no processo. Pergunte-se: quem sou eu hoje?
Inspire-se: seja você todos os dias! Olhe no espelho e reconheça que você está aqui para realizar! Servir! Seja sua maior InspireAção diária!
Foque no seu lugar de potência e na sua verdadeira essência, por um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +.