Cibeli Moretti
cibeli@acidadevotuporanga.com.br
Sensibilizada com os desastres ocorridos recentemente nos Estados de Pernambuco e Alagoas, a diretoria do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria da Cidade, realiza, de hoje até o dia 31 deste mês, uma campanha para arrecadação de água potável, produtos de higiene pessoal (fraldas, papel higiênico, pasta de dente, sabonete, entre outros) e material de limpeza.
Ao todo, 156 municípios foram fortemente atingidos por uma enxurrada no último dia 17, deixando milhares de famílias desabrigadas. De acordo com a presidente do Fundo Social, Juliana Castrequini Marão, os produtos arrecadados seguirão de Votuporanga direto para os locais atingidos em um caminhão custeado pela Prefeitura com o apoio de parceiros locais. "Nós, votuporanguenses, vivemos em um local privilegiado, não sofremos com desastres naturais como vemos pela TV. É nosso dever ajudar aquelas pessoas que tanto necessitam de apoio neste momento", diz.
Juliana explica também que os municípios atingidos têm recebido grande quantidade de alimentos e roupas, por este motivo a cidade optou por arrecadar principalmente água potável e produtos químicos.
No início deste mês, uma equipe com três assistentes sociais e uma psicóloga da
Prefeitura de Votuporanga foi convidada a compor a Força Tarefa do Ministério do Desenvolvimento Social para trabalhar no Estado de Pernambuco, onde 67 cidades foram atingidas. Os quatro profissionais ainda estão nas cidades contribuindo com técnicas de assistência social e iniciativas que possam reconstruir a vida daquelas pessoas. "Votuporanga sempre se propôs a ajudar, prestar assistência a municípios prejudicados por catástrofes, assim como aconteceu em Ilhota, Santa Catarina, que também foi atingida por fortes chuvas no final de 2008", comenta Juliana.