Candidato a deputado estadual, ele prega que o governo deve criar uma política que proporcione mais desenvolvimento
J.L.Pavam
pavam@acidadevotuporanga.com.br
O candidato a deputado estadual Itamar Borges (PMDB), ex-prefeito de Santa Fé do Sul por dois mandatos, afirmou ontem que pretende trabalhar para que o Estado crie uma política de desenvolvimento para os municípios. "Temos que criar mecanismos para enfrentar a política fiscal do Mato Grosso do Sul, que está levando todas as nossas indústrias para lá", alertou. Itamar Borges esteve em visita à Redação do jornal A Cidade, na tarde de ontem.
"A minha principal proposta de trabalho é ser o representante da região, quero ter uma participação política efetiva em todas as ações e acontecimentos da região, porque sou daqui e conheço todos os problemas, portanto quero ajudar a resolvê-los". Citou como exemplo a obra de duplicação da rodovia Euclides da Cunha. "Tenho certeza que vai começar antes das eleições, mas temos que estar atentos e trabalhar para que os serviços não sejam interrompidos; começou, tem que ir até o fim".
Ainda sobre questão da política fiscal, Itamar acredita que uma das soluções seria a criação de um bolsão de municípios num raio de cem quilômetros das fronteiras e
oferecer a eles uma política fiscal diferenciada, "para que esses municípios tenham
condições de competir com a política de Mato Grosso do Sul, como por exemplo, a concessão de linhas de crédito facilitadas do BNDES para investimento", disse.
De acordo com o candidato, uma outra bandeira seria o Estado criar um plano de
desenvolvimento que financie a construção de galpões, a exemplo do Espaço
Empresarial que será inaugurado em Votuporanga, para capacitação de mão-de-obra e geração de renda.
Itamar disse ainda que a passagem teve pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a experiência como prefeito de Santa Fé do Sul lhe proporcionaram conhecimentos em várias áreas, como a ambiental, em que praticamente tudo está interligado. "Se você cuida do saneamento, consequentemente está cuidando da saúde, e assim sucessivamente. Os resultados que obtive em Santa Fé foram muito positivos, principalmente na área educacional, com motivação e valorização profissional, dando aos professores a condição necessária para uma formação melhor de nossos estudantes". Ainda sobre os professores, afirmou que conseguiu um compromisso do candidato ao governo do Estado, Geraldo Alckmin, de que os aposentados terão os mesmos direitos e vantagens oferecidos aos da ativa. "O reajuste tem que ser atrelado".
De acordo com Itamar, ele pretende ampliar a abrangência do projeto Município
Verde Azul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, "para aproximar a Secretaria dos Municípios, com diálogo e orientação. Não dá para corrigir tudo o que foi feito de errado até agora de uma só vez. O próprio Código Florestal aprovado pela Câmara Federal já prevê essa condição, tem que ter o prazo adequado".
Itamar Borges ainda comentou sobre as diferenças regionais. "Cada região do Estado tem um problema diferente. No litoral, por exemplo, o maior problema é o esgoto; não dá para discutirmos mata atlântica aqui na região Noroeste". Itamar, que conseguiu com que seu município conquistasse uma das maiores notas do Ideb, foi ganhador do Prêmio Prefeito Empreendedor e atuou na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, está trabalhando com o slogan de juventude: "Novo e Experiente".