Da Redação
O secretário de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo Vilela, e Jurandir Benedito da Silva, o Jura do PT de Votuporanga, reuniram-se com o diretor presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu Gillo, para discutir a implantação técnica do programa Produtor de Água, do Governo Federal, em Votuporanga. A audiência foi agendada pelo gabinete do deputado João Paulo Cunha (PT), e contou ainda com a presença do chefe de gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA), Horácio Figueiredo.
O processo de criação do programa na cidade teve início em 2009 e, neste ano, passa para a etapa de execução com o objetivo de incentivar produtores rurais a adotarem boas práticas de conservação de água e solo. As ações serão dirigidas para a Microbacia do Córrego do Marinheirinho, num trecho de 200 hectares onde estão localizadas Áreas de Preservação Permanente (APP), à montante da represa de captação de água da Saev Ambiental.
A ação prevê o apoio técnico e financeiro para iniciativas de conservação de solo,
readequação de estradas vicinais, recuperação e proteção de nascentes, reflorestamento de áreas de preservação permanente (APPs), saneamento ambiental e o pagamento de incentivos aos produtores que comprovadamente contribuírem para a proteção e recuperação de mananciais.“O Produtor de Água prevê a obtenção de recursos para a restauração ambiental da Microbacia Hidrográfica. Recuperando e protegendo as APPs, o córrego será revitalizado. Dessa forma, conquistaremos aumento na vazão e qualidade da água que abastece a represa de captação e, consequentemente, a população de Votuporanga”, explica o Secretário.
Vilela destaca ainda que o Produtor de Água é mais uma conquista de Votuporanga para a recuperação e proteção dos recursos hídricos. “Estamos em busca de programas que nos dê apoio financeiro e técnico para a execução das ações ambientais e a cidade tem conseguido este apoio, tanto junto ao Governo Federal quanto Estadual”.