Padres estarão em audiência com o núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, a partir das 11 horas
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Uma nova etapa decisiva se inicia hoje para a criação da Diocese de Votuporanga. O bispo Dom Paulo Mendes Peixoto, da Diocese de São José do Rio Preto, à qual as paróquias de Votuporanga são subordinadas, e os padres votuporanguenses Edemur José Alves; Carlos Rodrigues dos Santos e Gilmar Fernandes Margoto estarão em audiência com o núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, a partir das 11 horas, no Nunciato Apostólico, em Brasília.
Na ocasião, os párocos entregarão o relatório realizado com relação ao município e região. "Fizemos um mapeamento de toda a região, com todo o seu desenvolvimento econômico e industrial, principalmente de Votuporanga. Também apontamos os meios de transportes e a sua localização", disse o padre Gilmar.
A Diocese de Votuporanga contemplaria 25 municípios como Valentim Gentil, Parisi, Cardoso, Riolândia, Paulo de Faria. Orindiuva, Pontes Gestal, Américo de Campos, Álvares Florence, Cosmorama, Tanabi, Nhandeara, Floreal, Magda, Sebastianópolis do Sul, União Paulista, Turiúba, Macaubal, Buritama, Zacarias, Lourde , Votuporanga, Planalto, Nova Luzitânia. Ainda de acordo com Margoto, a estimativa é que farão parte da diocese 250 mil fiéis.
Para ele, a audiência será importante porque o contato com o núncio possibilitará aos padres de Votuporanga explicar mais sobre a cidade. "Também sanaremos qualquer dúvida que ele possa ter", disse. A partir daí, Dom Lorenzo examinará os documentos, e se acolher o pedido da criação, encaminha para o Papa Bento XVI. "Amanhã (hoje) é que vamos saber como ele analisa a solicitação", emendou. Também será entregue relatório para a criação da pastoral diocesana e da residência episcopal, que seria na rua Alagoas. "A pastoral terá capela, auditório, refeitório e salas de reuniões", explicou padre Gilmar.
Em fevereiro, o prefeito Nasser Marão Filho oficializou a doação de área de mais de 5,2 mil metros quadrados para a Diocese de São José do Rio Preto. A área fica no Jardim Residencial Monte Verde, entre a rodovia Péricles Belini e Estrada Vicinal Nelson Bolotário. Os proprietários Antônio Thomazela e Antônio Benedito Malvas fizeram a doação diretamente para o Bispado, numa negociação intermediada pelo prefeito. Hoje, a Diocese de Rio Preto é responsável por 50 municípios e 97 paróquias.
No ano passado, em entrevista ao jornal A Cidade, Dom Paulo adiantou que se Votuporanga se transformar em diocese, existe a possibilidade de que São José do Rio Preto seja nomeada como arquidiocese. "Teríamos que fazer uma redivisão mas a arquidiocese é possível", disse.