Os buracos para as sapatas que servirão de suporte para os aparelhos de ginástica
Da Redação
Começou, nesta semana, a instalação de mais uma academia ao ar livre. Serão 10
equipamentos à disposição da população no Parque Municipal Bosque das Nações (Mata dos Macacos). Esta é a segunda academia instalada em praças. A primeira foi inaugura no último dia 30, no Parque Municipal “Irmã Maria Ignez Mazzero” (Jardim Marin).
A academia tem como objetivo incentivar trabalhadores, idosos, e comunidade em geral a praticarem exercícios e melhorar a qualidade de vida. De acordo com o prefeito Nasser Marão Filho, que esteve no local, a ideia é levar essas academias a outras regiões da cidade, como a Reserva Ecológica “Chico Mendes”, no bairro Santa Amélia, que a Prefeitura deverá inaugurar nos próximos meses.
O Parque Municipal Bosque das Nações, no Parque das Nações, foi inaugurado no ano passado. Os recursos para a construção vieram do governo do Estado. A Reserva Ecológica passou a contar com um projeto paisagístico diferenciado. Foram instalados vários bancos e lixeiras, ao longo de todo o calçamento externo, que foi feito com lajotas intertravadas e guias de concreto. Além disso, a área foi totalmente iluminada em todo o trecho que fica entre as ruas Alemanha, Inglaterra, Holanda e Ana Brandit Bocchi.
Conforme explica o prefeito, a academia é mais um investimento para oferecer lazer à população. Marão também pediu aos secretários de Obras e Habitação, Josneimar Freitas, e o de Serviços Urbanos, Waldir Petenucci, para estudarem a viabilidade de criar uma pista de caminhada, campo de futebol com alambrado e um parque infantil numa área na rua Holanda.
A Academia ao Ar Livre é composta por equipamentos básicos de baixo impacto físico, como remada sentada, alongadores, simulador de caminhada, multiexercitadores, entre outros.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a sugestão é que seja feito o circuito completo de aparelhos e também "É bom consultar antes um médico, principalmente quem tem histórico de problemas cardiovasculares, e sempre fazer um aquecimento antes de iniciar uma série de exercícios", diz José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro, secretário do Esporte e Lazer.