J.L.Pavam
A Prefeitura de Votuporanga tem dois novos sistemas de serviços pela internet: Empresa Fácil e Cidadão Online. O lançamento aconteceu ontem pela manhã, às 8
horas, no auditório da Associação Comercial de Votuporanga. Segundo o secretário municipal de Finanças, Oscar Guarizo, os dois serviços são tão importantes, que o evento poderia ser considerado como a inauguração de uma obra.
"A implantação desses sistemas vai facilitar para o cidadão ter acesso aos serviços da Prefeitura e com uma vantagem: gratuitamente, pois os serviços são feitos pela internet", disse Guarizo. Além disso, o Empresa Fácil permitirá com que todas as aberturas e os encerramentos de empresas sejam feitos pela internet, além de oferecer também a possibilidade de alterações cadastrais sem a necessidade de o contribuinte comparecer na Prefeitura.
Guarizo informou ainda que a Prefeitura fez um convênio com o Conselho Regional de Contabilidade e também com o governo do Estado, para facilitar para os contabilistas e a expedição de guias e alvarás dos bombeiros, da vigilância sanitária e ambiental.
O sistema Cidadão Online, desenvolvido pela RLZ Informática de São José do Rio Preto, vai substituir todo o serviço prestado pela Central de Atendimento no Paço Municipal, ou seja, compreende o sistema tributário, processos, protocolos e projetos de obras particularesa. A apresentação foi feita por Ivan Aparecido dos Santos. “É mais uma forma de desburocratizar os serviços prestados pela Prefeitura. Com isso iremos agilizar os processos, além de oferecer toda comodidade própria da internet”, explicou o prefeito Nasser Marão Filho, presente no lançamento. Já o sistema “Empresa Fácil”, foi criado pela Eicon Controles Inteligentes de Negócios, de São Paulo e a explicação foi feita pelos consultores Fernando Origuella e Jeferson Santos.
Para acessar os dois sistemas, o contribuinte precisará entrar no site da Prefeitura de Votuporanga (www.votuporanga.sp.gov.br) e preencher um cadastro onde serão criados usuário e senha que o identificará no sistema em todos os outros acessos.Marão acrescentou que "é um passo decisivo para diminuir a burocracia e facilitar a vida do cidadão. Temos que ser facilitadores e Votuporanga entra em outra era".
A reunião contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Carvalho da Silva, que discursou e enalteceu a iniciativa; dos secretários de Gestão Administrativa, Miguel Maturana, e do Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba; do presidente da Airvo, José Carlos de Melo; empresários e contabilistas.