Aulas serão para juízes, funcionários do Fórum, estudantes de Direito e população em geral
Juiz, diretor do Fórum, falou sobre a importância da parceria
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A partir de agora, Votuporanga tem mais uma parceria em favor da capacitação e do conhecimento. O Fórum local, por meio do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), e a Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) assinaram ontem, às 16h, convênio para o oferecimento de cursos e videoconferências.
Os equipamentos audiovisuais foram doados pela FEV (Fundação Educacional de Votuporanga)/Unifev e as aulas serão no salão do Júri do Fórum. Em contrapartida, o Poder Judiciário disponibiliza vagas nos cursos aos alunos e docentes de Direito da Unifev.
Todas as aulas e videoconferências oferecidas serão produzidas pelo Tribunal de Justiça, por meio da Associação Paulista de Magistratura e a Corregedoria de Justiça.
Assinaram o convênio o diretor presidente da FEV/Unifev, Nelson Thomé Seraphim Júnior e o juiz coordenador do Cejusc e diretor do Fórum, Antônio Carlos Francisco.
Os cursos serão destinados a juízes, funcionários do Fórum, estudantes de Direito e população em geral.
De acordo com o juiz diretor do Fórum, o sonho de estreitar relacionamento com órgãos da cidade era antigo. ?Iniciamos a parceira com a Unifev com a criação do Cejusc, dando oportunidade a quem é avesso ao litígio e que não gosta de brigar na justiça, de resolver seus conflitos de forma conciliável; isto aconteceu também graças ao apoio da Prefeitura e Câmara Municipal. Agora, damos mais um passo, com a possibilidade de oferecer capacitação aos operadores do Direito. Esta é uma prova de que quando duas instituições gigantes se unem, todos podem ser beneficiados?.
Para Nelson Seraphim Júnior, a nova parceira com o Judiciário é motivo de honra e orgulho. ?Estamos oportunizando que a justiça se aprimore, que fale a mesma língua em todas as Comarcas. Também cumprimos a nossa obrigação de auxiliar no desenvolvimento da região e ajudamos nossos alunos de Direito?.
O reitor da Unifev, Marcelo Casali Casseb, ressaltou que o convênio garante a possibilidade de mais estudo.
Em janeiro de 2013 devem começar os primeiros cursos. O período de inscrição e para quem serão destinadas as aulas serão divulgados em breve.
A Unifev, por meio do curso de Direito, é parceira do Cejusc desde a sua instalação em Votuporanga, no dia 15 de junho. Os alunos têm a oportunidade de atuar como estagiários ou como conciliadores, se tiverem realizado o curso no Tribunal de Justiça.