Atual casa paroquial, onde mora o pe. José Américo, deve ser demolida para ampliar ainda mais a Igreja Santa Joana Princesa
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Muitas mudanças aconteceram nos últimos dois anos na Igreja Santa Joana Princesa, que fica no bairro Pozzobon, em Votuporanga. A igreja atende grande parte dos fiéis da Zona Norte da cidade e é responsável por várias capelas dos bairros Colinas, Jaboticabeiras, Parque das Nações, e até Parisi.
Para 2013, o desafio é ainda maior. A casa paroquial, onde reside o padre José Américo Alves, será demolida. O objetivo é que a igreja passe por uma grande reforma e ampliação, para poder receber mais fiéis.
Trabalhos
A igreja já começa uma campanha para arrecadar fundos para a aquisição de uma casa, ou terreno para se construir uma, onde o padre Américo possa morar. Ele planeja que o imóvel seja perto da igreja, para continuar atendendo os fiéis quase que em tempo integral. Desde que tomou posse, em 6 de junho de 1993, o padre mora no local.
Sobre a campanha para a compra de um imóvel, o padre pede que os fiéis participem, pois quem ganhará com tudo isso são eles próprios, que terão mais conforto nos eventos da igreja. O telefone para contato é o (17) 3421-8223 (falar com Vinícius), ou pelo e-mail paróquia_santajoana@hotmail.com .
Atualmente a igreja possui várias comunidades em sua abrangência, como a capela Santa Rita de Cássia, no bairro Pró-Povo; a São Vicente de Paulo (Vila Ana/Jaboticabeiras); Santo Expedito (Colinas); Santo Antônio (Parque das Nações), além das capelas de Parisi e a da Tabuleta.
Reformas
O padre contou que nos últimos dois anos a igreja conseguiu várias conquistas, graças ao apoio dos dizimistas, voluntários, fiéis, empresários, além da Câmara e Prefeitura.
Houve neste ano a reforma do salão de eventos, como a ampliação do palco. Em breve, o término do piso de granito, além do forro ser concluído.
Foram aumentadas ainda quatro salas para poder receber fiéis em eventos realizados pela igreja (movimentos pastorais, encontros, reuniões e demais serviços).
A igreja possui 95 novos bancos, resultado de uma campanha que começou em 2010, onde houve a arrecadação de empresários e toda comunidade. Atualmente, a igreja pode receber 950 pessoas.
Além disso, aumentou o espaço da secretaria da paróquia, além de todo sistema ser informatizado. A igreja hoje possui sistema de segurança, já que houve o furto de uma caixa de som e a imagem de uma santa foi quebrada.
O padre agradeceu, dizendo que este ano foi de grandes realizações. Para ele, houve um crescimento material, conforme as reformas da paróquia, assim com o lado espiritual dos fiéis, que na opinião do padre, estiveram mais sensibilizados em ajudar. ?2012 foi um ano muito bom, de muita vitória. Tivemos várias promoções e eventos, com muitas participações?, disse.
O padre elencou como relevante evento a semana missionária em preparação aos votos perpétuos da irmã Letícia Dias Baroni, que aconteceu no final de setembro e começo de outubro.