Conselheiros, dirigentes de entidades e servidores da Secretaria de Assistência Social farão curso sobre gestão e execução dos serviços e benefícios da área
A Secretaria de Assistência Social de Votuporanga dará início na próxima segunda-feira (21/01) a capacitação voltada para profissionais da área que atuam em entidades, conselhos e nas unidades da Secretaria. O curso possui seis módulos divididos em 116 horas/aula e será ministrado pela Unifev para cerca de 200 pessoas, sendo que o primeiro encontro acontecerá na Cidade Universitária a partir das 8 horas.
Segundo a secretária Marli Beneduzzi Pignatari, “a qualidade dos serviços ofertados aos usuários da assistência social está diretamente ligada à atuação dos profissionais como mediadores dos direitos sociais”. Por isso, a Secretaria desenvolverá diversos módulos de capacitação com o intuito de potencializar a formação dos trabalhadores, conselheiros e entidades da área.
O curso tem como objetivo oferecer os conhecimentos e atitudes essenciais para gestão e execução dos serviços e benefícios da área de assistência social. O primeiro encontro acontece nesta segunda e se estende pelo restante da semana, depois volta na outra semana, do dia 28 até o dia 30. Entre os temas a serem abordados no primeiro módulo estão: Planejamento, Monitoramento e Avaliação na Gestão do SUAS, Gestão Financeira do SUAS, Vigilância Socioassistencial. No segundo módulo os temas serão: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual; Plano Municipal de Assistência Social, Plano Municipal da Assistência Social da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Plano de Ação do Sistema Único de Assistência; Demonstrativo Físico Sintético Financeiro SUASWEB e Relatório de Gestão.
No módulo três serão abordados os assuntos: Gestão Integrada de serviços, benefícios e transferências de renda no âmbito do SUAS Assistência Social e Prestação de Contas. No módulo quatro: CRAS/PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Benefícios Assistenciais e O papel do Assistente Social e do Psicólogo na Proteção Social Básica. No cinco: Técnicas e metodologias de intervenção social com crianças e suas famílias que se encontram em situação de violação de direitos (com ênfase trabalho infantil); Rede de Proteção Social: Articulação institucional no enfrentamento e erradicação do trabalho infantil. E, para finalizar, no último módulo: Compreendendo o Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes - modalidade Casa Lar; Serviço de Acolhimento Institucional em Família Acolhedora; e O papel do cuidador.
Os participantes que tiverem 100% de presença receberão Certificado de Conclusão emitido pela Unifev de Votuporanga. A realização do curso é da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social. Mais informações sobre a capacitação pelo telefone (17) 3426-2600.