A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga está incentivando os votuporanguenses, com idade a partir de 16 anos, a se inscreverem nos cursos profissionalizantes do Pronatec. Trata-se de uma ação de formação profissional para inscritos no Cadastro Único com o objetivo de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada. Marli lembra que os cursos serão custeados pelo governo federal e os alunos não pagam nada.
De acordo com a secretária, Marli Beneduzzi Pignatari, os cursos são muito bons, pois são ministrados por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). As informações podem ser obtidas no Centro Social de Votuporanga, pelo telefone 3421-6688, ou pelo e-mail pronatec.votu@hotmail.com.
“Os cursos Fazem parte da nova filosofia administrativa do prefeito Júnior Marão, que é de promover a capacitação das pessoas que necessitam e, no final, sempre que for possível, encaminhá-las ao mercado de trabalho”, comentou a secretária.
Uma das alunas do curso de costura industrial, Célia Aparecida Mendonça de Melo, manifestou-se muito feliz com o que aprendeu. “Foi um curso muito bom, num ambiente agradável. Aprendi a costurar roupas e sei que assim que me formar vou arrumar um serviço com facilidade”.
Também o desenhista de construção civil, Carlos César dos Santos, elogiou o curso de mestre de obras que fez no Instituto Federal. “Nem recebi o certificado ainda, mas já recebi diversas propostas de trabalho. Recomendo a todos que desejam fazer o curso, pois os professores são altamente qualificados e percebi que terei meu mercado de trabalho ampliado”, disse.
Marli informou ainda que as inscrições podem ser feitas no Centro Social (Rua Tibagi, 3071); no Centro de Educação e Cidadania (Rua Aparecido Felício de Castro, 309 – Sonho Meu); CRAS Norte (Rua João Lopes Rodrigues, 1866 – Jabuticabeiras); CRAS Sul (Rua Antônio Alves da Silveira Junior, 2984- São João); CRAS Leste (Rua Bororós, 107- São Damião) e na Secretaria Municipal de Assistência Social (Av. João Gonçalves Leite, nº 4705 – Jardim Alvorada).