Novos casos da doença surgem a cada semana durante a estação mais quente do ano; projeto educacional do Secez conscientiza a população por meio das crianças
Sabendo que a dengue é uma doença de fácil transmissão e que há necessidade de propor uma mudança no comportamento da população em relação aos cuidados com os criadouros expostos ao tempo e a água acumulada, o Secez ( Setor de Endemias e Zoonoses) realiza até o início do mês de março um ciclo de palestras nas escolas municipais de Votuporanga.
É neste período do ano, de sol forte e chuva em abundância que a incidência de novos focos e de casos da doença crescem consideravelmente. Hoje o município registra 46 notificações de dengue e 15 casos confirmados.
O objetivo dessa ação, conforme a integrante do setor de Comunicação, Informação e Educação do Secez – Adelice Silva é trabalhar as informações sobre o mosquito aedes aegytpi e a dengue com as crianças; “dessa forma os alunos podem orientar aos pais e fiscalizar os próprios quintais como forma de prevenção e controle do inseto, consequentemente diminuindo o risco de transmissão da doença” – explica Adelice.
As palestras seguem até o dia 07 de março nas escolas municipais nos períodos da manhã e tarde com distribuição de panfletos, orientações e tira-dúvidas.