O evento aconteceu na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), e teve como proposta debater a inclusão de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho
Fernando e Claudinei são jovens especiais e conquistaram seu espaço no mercado de trabalho
Karolline Bianconi
O Sincomerciários (Sindicato dos Comerciários de Votuporanga) realizou ontem a primeira edição do Café Sensorial. O evento aconteceu na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), e teve como proposta debater a inclusão de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho.
A presidente do Sincomerciários, Maria Augusta Caetano Marques, a Lia, contou que Votuporanga é uma das cidades que mais contrata portadores de necessidades especiais, principalmente os supermercados. “Queremos provar que estas pessoas também são capazes, e que podem contribuir e muito em nosso comércio”, falou.
O empresário Renato Gaspar Martins deu seu testemunho sobre o seu convívio com este público. Somente na rede do Supermercado Santa Cruz, existem 15 pessoas contratadas. Para ele, a ação gera troca de conhecimento e aprendizagem. Ele também esteve representando a Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Durante o evento, dois colaboradores do Santa Cruz foram destaque. Fernando de Oliveira e Claudinei Bertolini, estiveram acompanhados de seus coordenadores, Andréia Martins Delgado Ferreira e Renato Ferreira. Andréia contou que eles são funcionários exemplares e que conquistaram o respeito dos demais funcionários, assim como dos clientes.
O depoimento da estudante de Publicidade, Bianca Waitman, emocionou a todos, principalmente com sua frase de incentivo: “deficiência é não enxergar nas pessoas as verdadeiras eficiências”. Ela iniciou estágio na Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) e devido à sua força de vontade, integra o quadro de colaboradores.
Estiveram o evento ainda os palestrantes o professor Paulo José Lara Dante, coordenador do projeto da Fecomerciários, e a pedagoga Maria de Fátima e Silva, especializada em gestão estratégica de pessoas. Representando o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, José Carlos da Silva Longo, do Sindicato de Catanduva.