1º Café Sensorial acontece hoje na Apae e tem como objetivo fomentar a inclusão de portadores de necessidades especiais em empresas
Evento tem como proposta debater a inclusão
Da Redação
O Sincomerciários Sindicato dos Comerciários de Votuporanga realiza hoje a primeira edição do Café Sensorial. O evento será das 8h30 às 11h30, na sede da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
A dinâmica do café foi idealizada e proposta aos sindicatos pelo presidente da Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo), Luiz Carlos Motta, e Maria Augusta Caetano Marques, a Lia, do Sincomerciários.
Na programação, consta apresentação de dança dos alunos da Apae, palestras e o depoimento da cadeirante Bianca Waitman, estudante de Publicidade e Propaganda da Unifev. Ela conseguiu colocação no departamento de marketing da própria instituição.
Proposta
O principal objetivo é esclarecer aos empresários que deficiência não tem nada a ver com ineficiência, além de fomentar a inclusão de profissionais que possuem algum tipo de limitação no mercado de trabalho.
O ponto alto do evento, que reunirá empresários, políticos e representantes de associações de deficientes e de entidades assistenciais, será a aula prática. Os convidados sentirão na pele (usando venda nos olhos, muletas, cadeiras de rodas, etc), as dificuldades que as pessoas privadas de algum sentido ou com mobilidade reduzida sentem no dia a dia, e ainda assim podem ser muito úteis. O objetivo da experiência é “abrir os olhos” de empresários para que disponibilizem vagas a estes profissionais.
Palestrantes
Entre os palestrantes, está o professor Paulo José Lara Dante, coordenador do projeto da Fecomerciários, e a pedagoga Maria de Fátima e Silva, especializada em gestão estratégica de pessoas.
Para Maria de Fátima, as empresas do comércio são capazes de dar visibilidade pública ao profissional deficiente físico, colaborando para quebrar preconceitos sociais e para romper a resistência no cumprimento à Lei Federal 8.213/91, a chamada “Lei de Cotas” para pessoas com deficiência.
Algumas empresas de Votuporanga já possuem cargos preenchidos por deficientes, como Magazine Luiza, supermercados Santa Cruz e Porecatu, e Casas Bahia. Outro exemplo é a Unifev que emprega vários portadores de deficiência e recomenda que outros empregadores também dêem oportunidade.
Serviço:
Evento: 1º Café Sensorial
Realização: Sincomerciários de Votuporanga
Projeto: Fecomerciários
Parceria: Sincomerciários, Fecomerciários, CNTC, Força Sindical e Apae
Local: Apae – Votuporanga (rua Tietê, n.º 4860)
Horário: das 8h30 às 11h30
Informações: 3421-1481