Produtores de leite se reuniram
A Coapinsp
(Cooperativa Agropecuária dos Apicultores da Região Noroeste de São Paulo) de Votuporanga corre o risco de fechar. Isto porque as obras de construção da nova sede (Casa da Agricultura), no 5.º Distrito, não acabaram. A dificuldade também está para obter o SIF (Serviço de Inspeção Federal), do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O selo dá a garantia ao consumidor da sanidade e segurança alimentar do produto de origem animal que está sendo produzido. Sem os registros, a cooperativa não é autorizada a realizar o envase e comercialização do mel.
Abandono
O assuntou foi apresentado na última sessão da Câmara
, pelo vereador Osvaldo Carvalho. Para o jornal A Cidade, Carvalho falou que a data prevista para a entrega da obra com tinta preta. "Está abandonado, parou a construção", destacou. Ele disse que desconhece o motivo que levaram a parar com a obra, sendo que existiram verbas dos deputados federais João Dado (com emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a construção da sede) e Edinho Araújo. "O projeto estava pronto, com recursos em caixa, e não conseguimos entender o porquê da paralisação", disse.
Os cooperados estão muito preocupados, pois não possuem um local para envasar o mel. A sede administrativa já funcionou em uma incubadora que foi fechada e agora está no Espaço Empresarial. Por enquanto os trabalhos acontecem no Espaço Empresarial.
A cooperativa existe há sete anos, e revende o produto para estabelecimentos comerciais. Carvalho acrescentou ainda que o produto in natura é comprado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e repassado às entidades assistenciais de Votuporanga.
Visita
Em janeiro deste ano, lideranças locais, acompanhados do deputado federal João Dado, e pela presidente da Coapinsp, (Edna de Lourdes Gimezes Ribeiro, além dos associados, estiveram na obra que abrigará a Casa do Produtor Rural Ondino Sargi. Na época, foi divulgada que a entrega seria no final de fevereiro, deste ano.