Evento, que reuniu mais de 500 pessoas no Votuporanga Clube, contou com a palestra do professor e filósofo Clóvis de Barros Filho
O Banco do Brasil e a UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga, em parceria, realizaram, na noite da última terça-feira, (dia 4), o Seminário de Ética e Ação. O evento, que aconteceu no Votuporanga Clube, contou com a palestra do professor e filósofo Clóvis de Barros Filho. O tema da apresentação foi: “A vida que vale a pena ser vivida”.
O Seminário reuniu colaboradores, parceiros e clientes de ambas as instituições, com o objetivo de proporcionar um momento de reflexão, motivação e valorização de todos.
Durante sua explanação, Barros Filho compartilhou com os presentes alguns conhecimentos, vivências e temores do cotidiano pouco discutidos e pensados.
De acordo com o palestrante, a fórmula para a felicidade é inexistente, já que tal sensação varia de pessoa para pessoa.
“Eu não trouxe dicas, nem regras de como viver bem, porque, simplesmente, elas não existem. As pessoas, na maioria das vezes, esperam que os outros resolvam seus problemas. Você é quem tem mais condições de saber como é que você quer viver,” ressaltou.
O professor e filósofo também comentou sobre a relevância que os livros de autoajuda possuem, atualmente, no mercado mundial, e alertou sobre devidos erros cometidos por alguns escritores.
“É um equívoco imaginarmos que podem existir dez passos para enriquecer, ser feliz ou, então, emagrecer. Tudo serve apenas como auxílio, porém, a realidade é totalmente particular para cada ser humano. As possibilidades de felicidade e realização profissional dependem, unicamente, de inúmeros processos pessoais”, completou.
Para o Reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, o assunto da palestra foi muito relevante para o momento, já que estamos às vésperas do encerramento de mais um ano. “O evento é uma forma de agradecimento ao excelente trabalho realizado por nossos colaboradores. Pretendemos iniciar um novo ciclo de trabalho e conquistas positivas em 2015.”
O Superintendente Regional do Banco do Brasil, Marcio Coelho da Costa, destacou o prestígio da parceria com a UNIFEV. “O Seminário teve uma importância ímpar, não apenas para as instituições, mas também para toda a região de Votuporanga. Tenho certeza de que essa união irá gerar outros bons frutos, como, talvez, uma segunda edição desse evento para o próximo ano”.
Currículo
Clóvis de Barros Filho é livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Doutor em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. Mestre em Science Politique, pela Universite de Paris III, bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Atua como professor de ética na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e professor de Filosofia Corporativa da HSMEducação. É pesquisador e consultor em Ética da UNESCO, pesquisador e conferencista pelo espaço ética e colunista de ética da revista Filosofia Ciência &Vida.